Por Victor Peixoto
Do perfil 3pontos
Num misto de tradição e modernidade, o Bragantino, que conta com a parceria da Red Bull, confirmou, ao vencer o Guarani por 3 x 1, o seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro depois de 21 anos. Um feito e tanto, sobretudo se considerarmos que em 2015 o clube foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista e em 2016, para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Vice-campeão brasileiro em 1991, Campeão Paulista em 1990, além dos títulos das Séries B e C do Brasileirão em 1989 e 2007 respectivamente, o time comandado por Antônio Carlos Zago, agora, busca mais um título nacional, algo que parece questão de tempo, já que o vice-líder Sport está 8 pontos e 5 vitórias atrás restando apenas 5 rodadas. O Braga não aquele futebol espetacular, mas foi regular e aplicado o tempo inteiro. Sem pressão da imprensa e torcida protestando, o Braga teve um estímulo financeiro para lá de rechonchudo: R$ 3 mil para cada jogador por pontos conquistados.
E este é um título com potencial de representar mais do que “apenas” uma nova taça para os salões do clube. Tendo em vista que o Campeão da Série B garante vaga direta nas Oitavas-de-Final da Copa do Brasil do ano seguinte, e somando isso ao fato de que o investimento da Red Bull deve ser ainda maior do que os, segundo reportagem do Globo Esporte.com em abril, R$ 45 milhões deste ano.
O Braga terá muitas possibilidades, ou ao menos condições, de repetir algo parecido com o que o São Caetano fez no início dos anos 2000, quando foi vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001 e vice-campeão da Libertadores em 2002, algo que está mais ou menos inserido no planejamento do clube, que pretende disputar a maior competição de clubes do continente no prazo de 5 anos.
É claro que a realidade hoje é outra, sobretudo se compararmos com os orçamentos de Flamengo e Palmeiras, mas exemplos como o Athletico Paranaense e os outros times franqueados pela Red Bull, como o RB Leipzig e o RB Salzburg que disputam a Champions League, demonstram que com uma gestão inovadora, bem organizada e com aporte financeiro, os resultados, outrora improváveis, podem ser alcançados.