Por Rodrigo Ojuara
A Copa do Nordeste 2022 está pegando fogo. Os pernambucanos Sport e Náutico já estão garantidos nas semifinais. O Leão espera o vencedor entre Ceará e CRB, que se enfrentam na noite desta quinta-feira. O Náutico, por outro lado, já sabe que vai encarar o Fortaleza. A expectativa do torcedor pernambucano é ver uma final com as cores do Clássico dos Clássicos, o que seria algo inédito.
Pois bem, Sport e Náutico já se enfrentaram no Nordestão, mas nunca fizeram uma decisão. Aliás, o mesmo ineditismo pode em outra situação possível na fase final da competição, uma decisão entre Fortaleza e Ceará.
Em termos de uma final entre times do mesmo estado a “Lampions” já protagonizou quatro, todas elas entre times baianos. Foram três BAVIS (1997 – 1998 e 2002) e uma final entre Vitória e Fluminense de Feira, em 2003.
O fato é que independente de quem chegar a decisão já teremos uma final inédita, isso porque as únicas decisões que poderiam se repetir seriam os duelos entre Sport e CRB, reeditando a final de 1994, e Sport e Ceará que foi a final de 2014. No entanto, um desses dois times pode ser o adversário do Leão na semifinal.
O torcedor mais antigo pode lembrar da final do torneio Norte – Nordeste de 1970 entre Sport e Fortaleza (que pode se repetir esse ano), porém o torneio não tem a chancela da CBF, sendo assim uma competição não oficial.
O Náutico luta para conquistar pela primeira vez a taça. O Timbu já conquistou dois títulos regionais na história: o Torneio Norte-Nordeste, em 1952, e o da Copa dos Campeões do Norte, em 1966.
Bom, independente de quem fará a final, o que podemos prever é um grande jogo que definitivamente vai parar o Nordeste e o Brasil.