Por: Edgar Caetano
Os últimos anos têm mostrado que o embate entre Sport e Grêmio tem sido favorável ao Leão. Isso porque o time rubro-negro leva vantagem. Nos últimos 13 jogos o Sport venceu oito, empatou quatro vezes e só perdeu um combate. Jogando em Porto Alegre, se tratam de quatro jogos com vitória para os pernambucanos. A única derrota neste período aconteceu em 2017, quando o Tricolor Gaúcho venceu por 5×0. Nesta terça-feira (20), o time de Claudinei Oliveira almeja manter o bom retrospecto e mira mais um resultado positivo atuando na Arena do Grêmio mantendo os cinco anos de invencibilidade diante dos gremistas.
Neste recorte, a primeira vitória leonina veio em 2015, por 1×0, com gol do atacante André, pela Série A. Ainda na Série A, as duas partidas entre as equipes, em 2016, teve vitória pernambucana, uma por 4×2, na Ilha e outra por 3×0, em Porto Alegre. Em 2017, uma vitória leonina por 4×3, em casa e um tropeço por 5×0. De lá para cá, o Sport seguiu invicto, pois em 2018, a equipe pernambucana empatou sem gols na Ilha e voltou a vencer fora, dessa vez, por 4×3, todos, pela divisão de elite.
Em 2020, ainda pela Série A, o Sport venceu por 2×1, com gols marcados por Patrick e Iago Maidana (de pênalti). No mesmo ano, pelo returno, as equipes empataram na Ilha do Retiro, por 1×1. Também pela Primeira divisão, no ano seguinte, Sport e Grêmio se encontraram duas vezes e o Leão somou seis pontos.
No primeiro confronto, Sander garantiu a vitória por 1×0, enquanto no segundo jogo Gustavo e Mikael assinalaram em Porto Alegre. Já na atual temporada, as equipes se encontraram no dia 13 de junho, na Ilha do Retiro, e ficaram no empate, sem gols.
Para o jogo desta noite, Claudinei Oliveira deve manter a mesma equipe que venceu o Bahia, podendo sofrer apenas uma alteração. Já à disposição do treinador, o zagueiro Rafael Thiery pode voltar ao time titular após se recuperar de uma lesão muscular. Gustavo Coutinho deve ganhar sequência na equipe inicial. A formação para a partida deve ser: Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Ronaldo, Fabinho e Giovanni, Luciano Juba, Vagner Love e Gustavo Coutinho.
FOTO: Wilson Castro / W9 PRESS / GAZETAPRESS