Por: Edgar Caetano
O Campeonato Pernambucano de 2023 começou a ser articulado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O conselho arbitral da competição aconteceu na última quarta-feira (9), no salão nobre da entidade. A novidade é que a competição aumentou o número de participantes. Passou de 10 para 12 times. Quatro serão rebaixados. E tem uma curiosidade. A entidade apresentou uma proposta de premiação financeira para o campeão. No entanto, foi rejeitada pelos clubes.
A FPF propôs aos clubes uma premiação de R$ 1 milhão ao grande campeão, porém, por unanimidade, a proposta foi recusada pelos clubes, que propuseram à entidade um rateio igualitário a todos os 12 clubes que participarão da edição 2023 da Série A1. Com a premiação já definida, a previsão de início do estadual é do dia 7 de janeiro.
A Federação também confirmou a renovação das transmissões com a Rede Globo. Além da emissora global, os jogos do Campeonato Pernambucano 2023 também será transmitidas pelo streaming DAZN e pela TV FPF, canal oficial da FPF no YouTube.
FÓRMULA DE DISPUTA
A primeira fase terá 12 equipes, com todos os clubes se enfrentando em jogos apenas de ida. Os dois melhores colocados avançam diretamente para a semifinal. O líder já garantirá sua vaga na Copa do Brasil de 2023. Os clubes que terminarem a fase inicial entre a 3° e a 6° colocação, disputarão as quartas de final, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a Série A2.
A segunda fase – quartas de final – será composta por apenas dois embates: 3° x 6° e 4° x 5°, em jogo único. O mando de campo favorece o melhor colocado da primeira fase (3° e 4° colocados). Se as equipes empatarem, as partidas serão definidas nas penalidades. O mesmo critério segue para a terceira fase (semifinal).
Já na grande final, os finalistas disputarão dois jogos (ida e volta) para saber quem será o grande campeão. O local das partidas serão definidos pela FPF (por votação entre os clubes). Além disso, o campeão e o vice-campeão já garantirão suas vagas na Copa do Brasil de 2023.
Caso um dos clubes tenha sido o líder na fase classificatória, a 3ª vaga no campeonato nacional ficará com o vice-líder do turno. Caso os dois times tenham ficado nas duas primeiras colocações iniciais, a vaga irá para o 3º colocado no turno.
Foto: June Silva / FPF