Com time remendado, o Sport não conseguiu quebrar tabu diante do CRB-AL. O Leão não vence o time alagoano no Rei Pelé, desde 2001, quando triunfou por 1×0, gol de Leonardo, pelo Nordestão (Eu estava nessa partida). Seria uma oportunidade de ouro quebrar essa sequencia negativa. Afinal, era uma partida da primeira rodada e a grande oportunidade do Leão se manter mais isolado na liderança da Série B . Mas o time remendado mostrou o que já vem mostrando: falta de foco ofensivo. O time arrodeia, mas não agride. A vitória do CRB, por 2×0, foi justa. Mas o Sport mostra que o elenco precisa de reforços e… goleiro.
Podem imaginar que a minha sugestão de contratar um goleiro se deve à lambança cometida pelo goleiro Jordan, que entrou no segundo tempo, no lugar de Renan, que teve indisposição gástrica no intervalo e não voltou para o jogo. Falo desde quando, no ano passado, Mailson estava firme no gol do Leão e, mesmo levando gols fáceis, não tinha um substituto que fosse capas, ao menos, de ameaçar sua titularidade. Numa competição longa como é o Brasileiro, é importante ter dois goleiros com confiança e qualidade técnica para ser titular. Para haver uma disputa sadia pela titularidade. Quem entra sabe que um vacilo pode custar a posição.
Na atual temporada, Renan, mesmo com toda experiência, não o vejo com segurança no gol. Erra saída de bola, devolução de jogo, para sair das traves quando a bola é alçada na área é uma agonia. No primeiro gol do CRB, ontem, foi uma lambança geral da defesa. Uma jogada que parecia fácil de ser cortada. Mas ela não foi e Renan parece sem convicção do que vai fazer. Não se trata de um goleiro com início de carreira. Já tem 34 anos e passou por vários clubes, como Botafogo-RJ, Avaí e Atlético-GO.
No segundo tempo da partida contra os alagoanos, entrou Jordan. O ex-goleiro do Santa Cruz foi contratado em março. Foi o máximo que a diretoria conseguiu para suprir a lacuna do setor, já que o experiente Denis ainda estava de molho por conta de uma lesão no joelho. Contra o CRB seria a chance de mostrar que tem condições de ser titular. Mas numa bola recuada por Juba, Jordan deixa a bola escapar sob o seu pé direito e acaba levando um frangaço. Um lance que já vimos inúmeras vezes e que ainda veremos pela frente. Digamos que foi um acidente de trabalho, mas que abala a confiança, abala. Na primeira chance, um frangaço.
Não acredito que o Sport vá contratar muitos jogadores nessa janela aberta de contratações. Muito menos goleiros. O Leão faz uma brilhante campanha na Série B. Forte candidato ao título da competição. Mas seria interessante ter mais opções no elenco para evitar sustos. Os considerados reservas mostraram, mais uma vez, que não conseguem manter a objetividade ofensiva da equipe titular. E no gol… Ederson Moreira vai terminar a temporada com o que tem nas mãos.