Por Pedro Belaine
Os esportes além de toda competição e desafios, são um dos maiores contadores de histórias que temos. Diversos atletas surgem, mudam de vida, emocionam multidões com as portas que aquela modalidade os proporcionou. As produções audiovisuais que, sejam elas filmes, séries ou animações, compreendem o poder de contar uma boa história, atrelando as superações, paixões e toda emoção que o esporte pode conter, conseguem atingir públicos que jamais pensariam em consumir certa modalidade. Sendo esse o maior triunfo de uma obra nesse contexto, o post traz algumas indicações de obras sobre diversos esportes, para inúmeros gostos, mas todos cumprindo seu papel e contando ótimas histórias.
Creed
Para começar, vou falar da, provavelmente, mais popular obra que encontraremos na lista. Até cogitei colocar Rocky aqui, mas optei por ir atrás dos mais atuais e ainda bem por isso, pois Creed (2015) traz a essência do boxe que existia em todos os filmes do Rocky Balboa, veio para dar seguimento à saga e faz isso com propriedade e muita qualidade. Contando já com uma trilogia, o filme trata da história de Adonis Creed, filho de Apollo Creed e amigo de Rocky na clássica franquia. A nova trilogia conta com a participação de Sylvester Stallone nos dois primeiros filmes, e já no terceiro alça voo sozinho, tanto sem a presença do “Garanhão Italiano” como treinador de Creed, mas também sendo a ótima estréia de Michael B. Jordan, o Adonis, como diretor de cinema.
Toda a triologia de Creed está disponível no Amazon Prime Video.
Eu, Tonya
Saindo dos ringues e entrando nas pistas de patinação, Eu, Tonya (2018), filme estrelado por Margot Robbie, ou popularmente conhecida como Barbie nas últimas semanas, apresenta a história da polêmica ex-patinadora Tonya Harding. Apesar de ter conquistado uma posição de destaque no mundo esportivo, sua notoriedade cresceu significativamente na mídia quando foi acusada de estar envolvida no ataque contra sua colega competidora de patinação, Nancy Kerrigan. Essa situação é central no enredo do filme dirigido por Craig Gillespie, o qual oferece uma visão da trajetória de vida de Tonya desde a infância até sua consagração esportiva, destacando também o relacionamento tumultuado com sua mãe e o comportamento agressivo de seu ex-marido, Jeff Gillooly. Contudo, por se tratar de uma obra ficcional, o filme de 2017 tomou algumas liberdades criativas em sua produção, e se despertar curiosidade, vale uma pesquisa sobre a história da patinadora.
Eu, Tonya está disponível na Netflix.
Ford vs Ferrari
Ainda tratando de uma história real, no filme Ford vs Ferrari (2019), somos levados a acompanhar a jornada de Ken Miles, o piloto britânico real que é interpretado por Christian Bale na tela. A narrativa revela como Miles conseguiu derrubar a supremacia da Ferrari ao pilotar um carro da Ford em uma corrida. Junto a ele, também é retratado o papel fundamental do projetista Carroll Shelby (interpretado por Matt Damon) na construção de um carro da Ford capaz de vencer a concorrente nas pistas. Esses eventos são baseados em fatos reais e se desenrolam durante as icônicas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas automobilísticas mais renomadas globalmente, que lançou a Ford no centro das atenções em 1966. O filme é um show e tanto e a mixagem de som se destaca bastante, mas também na captação das corridas, ou seja, um deleite para os fãs de automobilismo.
Ford vs Ferrari está disponível no Star+.
Haikyuu
Saindo da esfera hollywoodiana e também do cinema, a animação japonesa Haikyuu é a melhor retratação do que é jogar vôlei para uma obra audiovisual. Inicialmente surgiu como um mangá, quadrinho japonês, escrito por Haruichi Furudate, mas o sucesso foi tamanho que a história não parou por aí e pouco tempo depois, teve sua animação anunciada. A obra segue a jornada de Shoyo Hinata, um jovem determinado a se destacar no vôlei, apesar de sua baixa estatura. Ao entrar na Escola Karasuno, ele se une a Tobio Kageyama, um ex-rival que é um talentoso levantador. Juntos, eles trabalham para reviver o prestígio do time de vôlei da escola, enfrentando desafios técnicos e pessoais enquanto competem em torneios e enfrentam escolas adversárias. A série se destaca até mesmo entre os profissionais do esporte, como aconteceu nas Olimpíadas de Tokyo. Logo depois do final da partida, em entrevista a Globo, foi perguntado ao jogador da seleção brasileira, Lucarelli, sobre a influência de Haikyuu. Sendo assim, o jogador declarou que já assistiu a alguns episódios e que no time há dois jogadores que são fãs, o Douglas e o Alan. Além disso, o ponteiro afirmou como é importante a influência do anime como inspiração.
Haikyuu está disponível na Crunchyroll.
Ted Lasso
E fechando a lista, não poderia faltar o esporte mais popular do mundo, o futebol. Infelizmente quando o assunto é filmes ou séries, o futebol não é tão bem representado, talvez pela extrema dificuldade de retratar uma partida e suas enormes variações na ficção. Mas nos últimos anos, Ted Lasso se destacou não só pela qualidade de sua produção, mas também em como fala sobre o futebol. A série segue a vida de Ted Lasso (Jason Sudeikis), um técnico de futebol americano que se encontra em dificuldade quando se vê contratado para treinar um time de futebol, na Inglaterra, pois não tem conhecimento algum sobre o esporte. A proprietária do time, Rebecca Walton (Hannah Waddingham), contrata o treinador propositalmente na expectativa que ele será um fracasso. Ela faz isso como forma de se vingar do ex-marido que a traiu e perdeu o time no processo de divórcio. Mesmo inexperiente, Ted conquista a equipe e, aos poucos, passa a entender as minúcias do futebol. Com a ajuda do Treinador Barba (Brendan Hunt), eles precisarão administrar os problemas do modesto AFC Richmond, clube fictício da Premier League. Ted Lasso te faz rir, torcer, chorar e não deixar de acreditar que tudo é possível.
Ted Lasso está disponível no Apple TV+.