O Central de Caruaru está comemorando 100 anos de história no próximo dia 15 de junho. E a diretoria da Patativa está preparando uma vasta programação para celebrar essa data. Na arte de divulgação da festa, a diretoria caprichou na marca: 100TRAL! Várias ações programadas. Que começa às 7h30, com asteamento da bandeira do clube e 100 tiros de bacarmateiros. E se encerra as 16h com a partida Central x Jacuipense, válido pela Série D.
Guardo um carinho especial pelo time de Caruaru. Acredito que seja por conta da sua torcida. Todas as vezes que fui ao Luiz Lacerda (que já se chamou Pedro Victor de Albuquerque), ficava impressionado pela paixão dos seus torcedores. Via os centralinos indo para o estádio para incentivar a Patativa diante dos grandes da capital com uma paixão saltando dos olhos. Uma paixão única. Mesmo em se tratando de um clube que nunca foi campeão pernambucano da Série A1.
Torcer pelo Central é uma devoção. E a diretoria tem mesmo que fazer um festão para comemorar essa data tão importante. O que ainda não consigo assimilar é o fato da sociedade caruaruense ainda não ter abraçado a Patativa como um estandarte. Assim como é feito com o São João. Ou com outros elementos da cultura da cidade. O futebol tem uma força imensa para uma nação, imagina para uma cidade.
Que o centenário do Central traga novas ideias para os caruaruenses.
No vídeo abaixo, a íntegra de um jogo histórico: a vitória do Central sobre o Flamengo, em Caruaru: