Se tem algo que eu curto bastante é camisetas. Sim, essas que tem estampas de banda de rock, de personagens de filmes, Histórias em Quadrinhos, frases legais, boas sacadas. E de futebol também. Uma das mais legais que tenho foi um presente do meu amigo Flávio Cireno. Veio de Brasília. Na frente, a foto de Bezerra da Silva com a frase “Malandro é malandro”. E nas costas, imagem Garrincha com a frase “Mané é Mané”. Sensacional.
Pois bem, o jornalista Carlos Lopes, parceiro de grandes empreitadas, entre elas o podcast Futzap, também é um apreciador. Tão apaixonado por camisetas de futebol que resolveu inaugurar uma loja virtual para chamar de sua. É a 12 gomos. Carlinhos, como é carinhosamente conhecido, é apaixonado por futebol desde os 6 anos. Dedicou parte de sua vida ao jornalismo esportivo. E quando resolveu pendurar as chuteiras das redações, decidiu empreender, mas sem largar sua paixão.
“A ideia veio de uma necessidade particular. Queria comprar camisetas com o tema futebol em geral, não apenas camisetas de clubes e seleções, e não achava nada legal. Foi quando me toquei que assim como eu, um monte de gente adoraria poder vestir algo sobre a essência do futebol, seus ídolos eternos. Quem ama o futebol curte isso”, disse o jornalista sobre o que foi o pontapé inicial da 12 Gomos.
Mas não bastava apenas vender camisetas sobre futebol, era preciso desenvolver o conceito. Foi quando Carlos juntou a fome com a vontade de escrever, novamente. Apaixonado por literatura esportiva e pesquisa sobre a história do esporte, decidiu criar o blog que leva o mesmo nome da loja. Lá, ele produz conteúdo resgatando a memória do esporte bretão a partir dos livros. Desde então, passou a ser um habitué de sebos, seja físicos ou onlines, atrás daqueles exemplares esgotados nas livrarias.
Foi nesse mergulho no passado que o inspirou a batizar sua loja e blog com o nome 12 Gomos. “Queria um nome original e que representasse exatamente a ideia. Foi buscar na bola. A primeira bola utilizada numa copa do mundo, assim como a maioria delas no começo do século passado, nos primórdios, eram compostas por 12 gomos de couro, além cadarço e uma abertura para câmara de ar”.