Eita que o Carcará fez história.
Depois de dois empates em 180 minutos e uma disputa de pênalti contra o Santa Cruz, o Salgueiro levantou o troféu do Campeonato Pernambucano. Pela primeira vez o Estadual tem um campeão do interior.
Um feito merecido para o Carcará, que ao longo dos últimos anos, já vinha se constituindo na quarta força do futebol estadual. O título contra o Santa Cruz consolidou esse status.
Bom, primeiro um resumo dos dois jogos. No sertão, as duas equipes jogaram sem tanta ousadia. Afinal, a decisão era de 180 minutos. Então, para que afobação? O Carcará abriu o placar com a falha do bom goleiro Michael Clayton. O Tricolor teria que mudar de postura. Mas logo no primeiro ataque, Danny Moraes empatou. E o que se viu depois foi um jogo morno.
No Arruda, a ausência da torcida fez uma diferença tremenda. O estádio coral ficou neutro. Muito triste ver uma final sem o colorido dos torcedores. E o que primeiro me chamou a atenção foi o gramado do Arruda. Espetacular. A bola rolou show demais.
No primeiro tempo, jogo equilibrado. E bem movimentado. O Santa Cruz esteve melhor em boa parte do duelo. Só que mais uma vez Paulinho não foi o jogador brilhante de outras jornadas e Pipico teve dificuldades para finalizar. Quem esteve bem foi Jeremias. Boa movimentação e um gol que poderia ter mudado a história da partida, se não fosse um erro do assistente Clóvis Amaral, que assinalou impedimento antes de a bola ser cruzada para área.
No segundo tempo, o jogo não me agradou. Muita marcação, pouca inspiração. E o tempo corria contra o Santa Cruz. Por ter mais tradição e jogar em seu estádio, a obrigação de vencer pesava mais nas costas do Tricolor. O Salgueiro fez o seu papel de segurar o avanço coral e ter o controle emocional. Impressionante como Ciel se encaixou no time. Parece que está no Carcará há décadas. Boa visão de jogo, se movimenta bem e… como a experiência conta: quem corre é a bola.
Quando o tempo normal se esgotou, o Santa Cruz manteve sua invencibilidade no Pernambucano. Mas de nada adiantava se não viesse o título. E não veio. Duas cobranças erradas. E o Carcará errou apenas uma. Salgueiro campeão histórico. Heroico. Para fazer ninguém no interior esquecer a noite de 7 de agosto de 2020.
O podcast Futzap fez uma live logo após a decisão do Estadual. Bati um papo com Daniel Schvartz e ainda sorteamos um combo das hamburguerias Vila Torre e Malabar.
Confere aí: