O tradicional Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, popularmente conhecido como Geraldão, começa o ano de 2022 sediando a Copa Recife de Basquete 3×3. Nos próximos dias 22 e 23 de janeiro, 12 equipes, da categoria sub-17 masculina, vão entrar na disputa da competição que tem apoio da Federação Pernambucana de Basketball (FPB) e da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
As doze equipes estão divididas em três grupos. Na chave A estão: Nosso Clube/ANSEF, Náutico, Aurora e RD Sports. O Grupo B conta com Sport, CRB, Colégio Santa Emília e APAE/Fitcamp. Já no C estão Colégio Salesiano, ANSEF/AEJC, AADB e CBC Caruaru.
Ao final, serão premiados os três primeiros colocados, que irão receber troféus e medalhas, além de vouchers da loja Vagamundo, parceira do evento. Os destaques individuais como MVP, cestinha, jogador com mais rebote e assistência receberão kits da Jeep/Fiori.
O Basquete 3×3 surgiu na década de 1980 e se popularizou nos Estados Unidos. Mas a modalidade apenas estreou nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
A variação do basquete tradicional consiste em times composto por três atletas e dois reservas. Os jogos são disputados em meia-quadra com uma cesta e com um tempo de dez minutos de duração. O arremesso dentro do arco vale um ponto e fora vale dois pontos.
Se o jogo empatar, tem prorrogação. Vence quem fizer 21 pontos primeiro ou quem tiver a maior pontuação após o tempo limite. Já na prorrogação, a vitória irá para a equipe que marcar primeiro dois pontos.
Crédito da foto: Divulgação/Assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife