Futebol de botão é uma prática que atravessa anos. Uma paixão que é passada de pai para filho de forma tão natural quanto se transmite o sentimento pelo clube. No Santa Cruz, essa tradição ganha força. As mesas estão lá desde os anos 70. Em 1986, foi criado o departamento do futebol de mesa e, logo depois, em parceria com o Geraldão e a AABB Recife, veio a federação. Três anos depois, inaugurada a Sala Constantino Barbosa de Futmesa. Atualmente, os tricolores seguem alimentando a paixão com torneios, eventos e muita diversão.
“O Santa Cruz é um dos mais tradicionais clubes do Brasil a incentivar o Futmesa. O clube foi introdutor de uma das modalidades mais jogadas atualmente, a 12 toques”, afirma Sérgio Travassos, que está a frente da diretoria da diretoria de futmesa do Santa cruz.
Hoje, o Santa Cruz tem 31 atletas federados em 4 modalidades: 1 toque, 12 toques, dadinho 9×3 (a bola tem um formado de dado) e subbuteo (simulação de um jogador). Mas também está implantando as seguintes modalidades: chapas, pernambucana e Old Bottons. O trabalho de organização está trazendo frutos: são cinco títulos estaduais e da Taça Pernambuco-Paraíba. No cenário nacional, o clube ficou na 12ª colocação.
NOVIDADES NA MESA
Assim como acontece no futebol profissional, o início de temporada traz muita movimentação dos clubes que estão disputando competições nas diversas ligas espalhadas na Região Metropolitana do Recife.
Em Olinda, foi anunciado encerramento das atividades do Olinda Futmesa. Renato Salvador deixou o clube e seguiu para compor o elenco do Unimesa, atual tricampeão Pernambucano na modalidade 12t. Os demais atletas seguiram para reforçar o Recife Arena (Johnes), o Sport ( Cimar e Léo) e o Santa Cruz ( Wallace e Jero).
O Tricolor, por sinal, foi o que mais trabalhou nos bastidores para montar o seu elenco. Além dos atletas oriundos do Olinda, o Santa Cruz fechou com Leandro, Pablo, Renato Várzea e Lucas – todos vindos do Colombo de Limoeiro, Cláudio do Ibis. A Cobra Coral ainda passou a rede no Náutico, trazendo cinco atletas: Ricardo, Matheus, Anderson, Guilherme e José Lira.
Na 1t, o clube trouxe Layette do Botafogo-PB, Léo do Bahia e Bruno Lima do São Paulo F.C., João Santos de Portugal e Arcoverde do Sport.
No interior, o maior acerto foi da Apcef de Caruaru, que fechou com Humberto Securao que já foi campeão em quatro modalidades de futmesa diferentes.
A temporada regular terá início com a Copa Pernambuco de 12t, em Caruaru.