Renan Diaz
Especial para o blog MarceloEC
Na atual disputa da Série B, o Sport teve, em alguns momentos, abrir mão do seu trunfo: a Ilha do Retiro. Na competição, a diretoria teve que se mudar para a Arena de Pernambuco nas partidas contra o CRB-AL, Ponte Preta e Grêmio. A estrutura do estádio á vinha sendo uma preocupação dos dirigentes há algum tempo. E a situação piorou em maio, quando as chuvas castigaram a capital pernambucana. O gramado ficou deteriorado, mas os rubro-negros deram um jeito e conseguiram deixar em ponto para o duelo contra o Brusque. Mas os trabalhos não ficaram por aí. E para mostrar que a Ilha virou canteiro de obra, o clube convidou a imprensa para um tour, realizada na manhã desta quarta-feira (29), quando foram mostrados os detalhes do que está sendo feito no clube.
O tour foi guiado pelo vice- presidente de patrimônio do clube, Fortunato Russo.
O ponto de partida foi à sede, localizada perto da secretaria social do clube. Fortunato deu uma pitada dos lugares que íamos, dos projetos a se fazer. “Ao final da última gestão, não olharam para a infraestrutura. Após a atual diretoria assumir, todos os ambientes passaram por uma vistoria para saber o que se precisava recuperar”, disse o dirigente, revelando que a obra está orçada em R$ 2 bilhões.
O segundo passo foi o gramado. Será feito um trabalho para melhorar o escoamento de água. Em estudos, descobriram que o gramado tem como base argila e 30 cm que cobre todo o campo, ao contrario de outros equipamentos esportivos que possuem solo arenoso. O planejamento para o futuro é cavar mais e poder refazer essa estrutura para implantar outro tipo de gramado, facilitando o escoamento da água em dias de chuva.
Fortunato disse que o clube firmou uma parceria com uma empresa para poder fazer essas melhorias em toda área do clube. Segundo ele, terá a implementação de cadeiras em todos os setores das sociais. Serão colocadas 8 mil cadeiras já irão ser colocadas após uma obra na arquibancada. Outro ponto abordado é o de acessibilidade, pois o estádio não tem pontos que facilitem a vinda de cadeirantes. O projeto ainda está em análise.
Todo o setor do apart hotel esta sendo reformado para o clube receber a chancela de clube formador. Quadras de tênis estão sendo reformada para poder implantarem um outro tipo de piso. O complexo ainda conta com quadras cobertas para a prática do esporte. Outro esporte que será oferecido para o clube é o Beach Tênis, que possuirá um espaço para sua prática.
Por fim, a piscina está passando por melhorias para serem reabertas, Fortunato falou que encontraram bombas de água datadas do ano de 1960 e será trocada para poder voltar a ser utilizada, tanto para atletas como público em geral.