Por: Edgar Caetano
A agonia para saber como será a Copa do Nordeste 2023 acabou. Isso porque, nesta quarta-feira (26), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu não só as datas, mas também, o formato e o número de participantes da edição do próximo ano. No dia 5 de janeiro, a fase preliminar inicia abrindo o calendário da entidade no Brasil.
Conhecido como pré-Nordestão, a fase preliminar terá oito equipes a menos que nesta edição de 2022. Agora serão apenas 16, tendo duas fases de mata-mata, em jogo único, disputado na casa do melhor ranqueado pela CBF. Quatro serão classificados e se juntarão com os outros 12 times já garantidos na fase de grupos, que terá início no dia 22 de janeiro.
Os 16 times serão divididos em dois grupos de oito equipes, seguindo o mesmo regulamento dos anos anteriores, onde um grupo enfrentará o outro. Quatro times de cada grupo serão classificados e disputarão as oitavas de final, em jogo único, assim como as semifinais. A final será a única fase mata-mata que será disputada em dois jogos.
O grande vencedor da competição regional receberá um valor de R$ 6,4 milhões, valor que sofreu um upgrade, assim como em todas as fases. Já estão garantidos na Copa do Nordeste 2023: Sport, Náutico, ABC, Campinense, Ceará, Fortaleza, CRB, Fluminense/PI, Sampaio Corrêa, Sergipe, Atlético de Alagoinhas e Bahia.
Por: Amanda Paiva / CBF