Por Pedro Belaine
Avançando para a fase de mata-mata, restando apenas 8 partidas para descobrir quem será o campeão. Até o momento, Barreiros e Náutico despontam como favoritos para conquistar a 3ª edição da Copa Pernambucana, enquanto o Chã Grande e a sua sólida defesa buscam surpreender os candidatos ao título.
O Barreiros, contando com o artilheiro Jhonata Silva, segue goleando seus adversários. Após uma vitória de virada por 3 a 1 fora de casa sobre o Ipojuca, o Barreiros somou 9 pontos e confirmou a liderança do Grupo A. Jhonata Silva, atacante do time, marcou em todos os jogos até o momento, contribuindo com 4 dos 15 gols feitos pela equipe.
Já o timbu possui a segunda defesa menos vazada do campeonato e sustenta a liderança do Grupo B. Com 100% de aproveitamento, ao lado do Barreiros, o time vem fazendo uma campanha sólida na Copa Pernambucana. Após vencer o Cabense por 4 a 1, os alvirrubros mantiveram-se na liderança do grupo e demonstraram segurança defensiva, sofrendo apenas 2 gols até o momento. O Náutico espera manter a solidez defensiva e aumentar a eficiência no ataque para seguir avançando na competição.
O Chã Grande avançou para as quartas de final, garantindo a liderança do Grupo C, porém terá o desfalque do lateral Lucas Gamenha. Apesar de estrear com um empate contra o Vitória das Tabocas, o Chã Grande obteve duas vitórias consecutivas e somou 7 pontos. Além disso, possui a melhor defesa da competição, sofrendo apenas um gol nos três jogos disputados. No entanto, a ausência de Lucas Gamenha, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo contra o Ypiranga, pode ser uma preocupação para o sistema defensivo da equipe do agreste. O seu adversário na próxima fase será o Club Atlético Torres.
Torres e Sete de Setembro terminaram em 2×2 e tem seu destino definido na competição. A partida foi o último jogo da fase de grupos da Copa Pernambucana. O Sete de Setembro tinha como missão tirar uma diferença de 3 gols para garantir a segunda colocação no Grupo B ou buscar um empate que o levaria a um confronto contra o Barreiros nas quartas de final. Já para o Torres, um empate era suficiente para garantir sua vaga como segundo colocado. Com 50% de aproveitamento, a equipe buscava a classificação que os levaria a enfrentar o Chã Grande na próxima fase, mas o Torres não deu chance e garantiu o empate e o segundo lugar no grupo.
Com o confronto definido, Ferroviário do Cabo e Ypiranga se preparam para a partida das quartas de final. O Ferroviário enfrenta desfalques importantes, o atacante André e o lateral Gustavo. No entanto, a equipe mantém a confiança e confia na dupla Kauã e Kauan para explorar as fraquezas do adversário, que possui uma das piores defesas do campeonato. Já o Ypiranga conta com o artilheiro Tiago para furar a defesa do time do Cabo, que sofreu todos os seus 5 gols apenas contra o Barreiros. A “Máquina” vinha bem e sustentava sua invencibilidade, mas a derrota contra o Chã Grande atrapalhou os planos do time.
Todos os confrontos das quartas foram decididos e o Barreiros encara o Ipojuca, do mesmo lado da chave Náutico e Vitória se enfrentam. Do outro, já citado Chã Grande contra o Torres e fechando os confrontos, Ferroviário e Ypiranga. Os times aguardam a definição das datas para as partidas.