Foto: June Silva/FPF
Embora a Federação Pernambucana de Futebol tenha determinado em janeiro de 2023 que o Campeonato Pernambucano teria 3 divisões, na última segunda-feira (12), os clubes que participaram do conselho técnico se mostraram surpresos com a informação de que na realidade jogariam a Série A3 de 2023. Os responsáveis pelos times, que até então estavam classificados para a Série A2 deste ano, ficaram revoltados, dirigentes e presidentes dos times prejudicados emitiram uma carta aberta em repúdio à nova Série A3 na última sexta (16), e nesta segunda (19) entrarão na justiça alegando buscar “medidas cabíveis para reparar injustiça sofrida”.
Ao todo, 22 clubes compareceram à reunião do conselho, e segundo Eraldo Cumaru, presidente do Águia Futebol Clube, “15 Clubes votaram para todas as equipes disputarem a Série A2 este ano e criarem a terceira divisão no ano seguinte, mas não aconteceu”. Cumaru também comentou “Para nós é muita surpresa, como houveram 15 votos contra sete e a minoria venceu? No regulamento diz que a unanimidade é a maioria, na data de hoje (19) estaremos entrando na justiça para reivindicar os direitos de acordo com o estatuto, para que todo mundo jogue este ano. Não tivemos uma pauta de reunião sobre isso, nem assinamos ata sobre essa situação, faz 21 anos que não tinha terceira divisão em Pernambuco, vamos buscar os direitos na justiça ”.
Alexandre Mirinda, braço direito do presidente do América, João Antônio Moreira, também lamentou a atitude da FPF. “Profundamente lamentável a atitude da Federação, desrespeitando toda a história do América Futebol Clube. Não fomos informados de nada e não conseguimos entender uma atitude tão ditatorial que foi praticada pelo atual presidente da FPF”.
Mirinda também comentou sobre a necessidade de parar o com o futebol para solucionar esta situação “Quanto ao trabalho do América, teremos que parar com o futebol e começar a trabalhar com o nosso departamento jurídico para tentarmos reverter esse absurdo cometido”.
Sidrailson Ribeiro, coordenador de futebol do Águia, também comentou sobre como a decisão afeta o projeto do clube e investimentos feitos: “Fomos rebaixados sem nem ter jogado. Prefeituras investiram, empresas investiram, precisamos buscar os direitos, pois todos estamos sendo lesados. Faltou organização”.
A FPF, quando perguntada, informou que “a decisão foi tomada pelos clubes em votação. A Federação Pernambucana de Futebol não vota e nem veta”.
Com o novo regulamento, a Série A2 deste ano vai ser disputada por Afogados, Belo Jardim, Caruaru City e Íbis (Rebaixados da primeira divisão), Atlético-PE, Centro Limoeirense, Decisão, Ferroviário, Flamengo de Arcoverde, Torres, Vera Cruz e Vitória (oito melhores da Série A2 2023).
A lista de times rebaixados para a Série A3 tem: 1° de Maio, América, Cabense, Chã Grande, Ipojuca, Pesqueira, Santa Fé, Serrano, Sete de Setembro, Jaguar, Timbaúba e Ypiranga.