Por Pedro Belaine
A terceira lista de convocados de Fernando Diniz para a última data FIFA do ano foi anunciada. Para enfrentar a Colômbia no dia 16, em Barranquilla, e a Argentina no dia 21, no Maracanã, o técnico campeão da Libertadores surpreendeu e trouxe Endrick como a principal novidade. Aos 17 anos, é a primeira convocação do atacante do Palmeiras. Sem Neymar e Casemiro, Diniz foi, mesmo que pelas ausências, obrigado a trazer uma cara de renovação para as próximas partidas.
A presença de Endrick é claramente visando o futuro, mas após a partida contra o Botafogo em que o jovem marcou 2 gols e demonstrou uma postura extremamente madura para sua idade, podemos entender que Diniz enxergou que chegou a hora de iniciar a adaptação do jovem no ambiente que imagina-se que será costumeiro para a futura estrela do Real Madrid.
Paulinho do Atlético-MG e Pepê do Porto também surpreenderam ao aparecer na lista. Gabriel Martinelli retorna após diversas críticas e questionamentos sobre a razão pela qual ele havia ficado de fora das outras convocações de Diniz. Douglas Luiz também volta a aparecer, com uma excelente temporada no futebol inglês. Muitos torcedores pediam o jogador na seleção novamente, e também foram ouvidos.
Ao ser anunciado, era esperado de Fernando Diniz o início de uma renovação para a Seleção Brasileira. Seja na forma como joga futebol ou nas peças que compõem o elenco, mesmo que tenha demorado, podemos torcer para que agora algo diferente aconteça em campo e não mais aquela monotonia e apatia que foi apresentada nas últimas partidas contra Venezuela e Uruguai.