Um dos hábitos da infância que mantenho vivo é o de colecionar figurinhas, especialmente para álbuns de futebol. Não com tanta frequência, como antes. Mas no período da Copa do Mundo, podem ter certeza que estarei numa dessas bancas da cidade para o tradicional troca-troca.
De todos os álbuns de futebol que colecionei, completei dois: o da última Copa do Mundo e o da Copa União, de 1987*. Esse último tem uma história que jamais vou esquecer. Eu já estava na reta final de completar o álbum. E seguia comprando pacotes e mais pacotes de figurinhas. E tome duplicatas. Já não aguentava a mais. Como era um garoto de 13 anos e meu pai não tinham tempo para levar no “troca-troca”, ficava com o bolo na mão que serviam para uma coisa: enfeitar o meu time de botão.
Então, para completar o álbum, só uma solução: comprar figurinhas avulsas. E assim, na rua Nova, centro do Recife, tinha um senho que comercializava as figuras. Fui comprando uma a uma todas as vezes que minha mãe me levava. Mas faltou uma danada: o goleiro Ricardo Cruz, que na época, era reserva de Paulo Vitor, do Fluminense.
No ano seguinte, quando já estava conformado de ter um espaço vazio no álbum, comentei a minha jornada atrás de Ricardo Cruz ao colega Paulinho, na escola Santa Bárbara. E não é que ele tinha?! No outro dia, ele levou para a sala de aula e me presentou. Não sabia ele que estava preenchendo minha vida.
Quando comecei a escrever esse texto havia um propósito de falar exclusivamente sobre um dos mais lindos que já vi. O Náutico, uma eterna paixão em duas cores é um material que ninguém pode deixar de não ter. Até mesmo quem não é alvirrubro. Tudo é feito num capricho. Uma lindeza só. O livro, as páginas, as figurinhas… dá gosto de ver, comprar, colecionar.
O livro narra a trajetória do Clube Náutico Capibaribe desde a sua fundação no dia 01 de abril de 1901 até o ano de 2023. Tem várias seções que poucos álbuns por aí têm. Até o torcedor tem o seu espaço. Foi lançado também em versão premium luxo, com kit composto por: box em cartão triplex, para abrigar a coleção, livro capa dura com 64 páginas em papel couché de 190gr/m² e mais as 6 primeiras figurinhas da coleção. O valor é R$ 79,90. Também poderá adquirir os envelopes com 5 figurinhas cada, pelo preço unitário de R$ 5,00.
*Recentemente, o meu amigo Daniel Hazin me presenteou com o álbum da Copa do Mundo de 1982, completinho da Silva. Uma preciosidade. Tive o álbum na época, mas não completei. Sou grato a Daniel pelo resto da vida.
Confere aí onde vc pode encontrar o álbum do Náutico, no Recife:
* Banca Atividade
* Banca do Keu
* Banca Santana – Gravatá
* Banca Zapp
* Banca Jaqueira
* Banca do Gordo
* Banca Entre Amigos
* Banca Circular
* Banca Sá e Souza
* Banca Paulista
* Banca Tropical
* Banca Jornal Magazine
* Banca Guararapes
* Banca Encruzilhada
* Cantinho do Bom Bom (Shopping ETC).