Foto: Ricardo Fernandes / Spia Photo
Por Daniel Schvartz
Dando sequência ao período de decisões, o Náutico enfrenta nesta quinta-feira (09) o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa. A partida é válida pelas semifinais da Copa do Nordeste e não conta com o confronto de volta. Ou seja, qualquer empate leva a disputa para os pênaltis. Os dois clubes buscam, pela primeira vez, chegar à final do torneio regional. O jogo decisivo entre pernambucanos e paraibanos começa às 19h15.
Campanhas
As duas equipes tiveram um retrospecto bem parecido na competição. O Botafogo-PB terminou a fase classificatória com 18 pontos, de forma invicta (5 vitórias e 3 empates) e ficou com a segunda colocação. Já o Alvirrubro confirmou a última vaga para o mata-mata alcançando os 15 pontos, após empatar com o Vitória, no Barradão. Mesmo passando certo sufoco o Náutico também demonstrou bom desempenho, tendo 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota em oito jogos.
Dor de cabeça do treinador Márcio Goiano no início de temporada, as zagas tiveram um papel fundamental para manter a diferença na tabela. Se o Botafogo levou apenas 3 gols, o Náutico teve suas redes balançadas em 9 oportunidades. Já o ataque do Timbu foi mais eficiente, marcando 13 vezes contra 10 dos paraibanos.
Os dois chegam com moral para esta decisão. Isso porque eliminaram times da série A do Brasileirão nas quartas de final. O Botafogo venceu o CSA por 3×1. Já o Náutico eliminou o Ceará, em pleno Castelão, vencendo por 2×0.
Histórico
Se os números dos dois times já se equilibram nesta edição, o histórico não poderia ser diferente. Os dois clubes já se enfrentaram 10 vezes na Copa do Nordeste. São 3 vitórias para cada lado e 4 empates.
Se o Belo nunca havia chegado às semifinais do campeonato regional, o Náutico alcançou esse feito por três vezes, sendo a última em 2002, quando foi eliminado pelo Bahia, o campeão daquela edição. Porém, todos vislumbram o título, que além de garantir uma boa receita extra (1 milhão), seria inédito para ambos os clubes.
Os Times
Com vários desfalques, o treinador Márcio Goiano vai precisar se virar para colocar o time ideal do Náutico em campo. Ele não poderá contar com Diego Silva, Josa, Danilo Pires, Jorge Henrique e Robinho. Hereda e Maylson voltaram aos treinamentos, mas não estão confirmados na equipe titular.
O Náutico deve ir a campo com:
Bruno; André Krobel, Rafael Ribeiro, Camutanga e Assis; Jiménez, Wagninho, Luiz Henrique e Lucas Paraíba; Odilávio e Wallace Pernambucano.
Já o Botafogo-PB não deve ter problemas para a escalação. Pelo contrário. O treinador Evaristo Piza ganhou o reforço de Marcos Aurélio, principal jogador da equipe e artilheiro do Belo na competição, com 5 gols. Ele foi poupado dos dois últimos jogos, mas retornou aos treinamentos e está confirmado para a decisão.
A provável equipe do Botafogo-PB é:
Saulo; Israel, Donato, Lula e Fábio Alves; Wellington Cézar, Rogério, Marcos Aurélio, Marcos Vinicius e Clayton; Nando.