Tem livro novo sobre futebol na área. Seja bem-vindo!!! E o tema é para lá de especial. O universo feminino no esporte que, por muitos anos, era visto como algo exclusivo para os homens. Mas é bom demais saber que tudo está diferente. A pesquisadora e escritora Soraya Barreta está provando isso através do livro Mulheres no campo: ethos da torcedora pernambucana, que será lançado nesta segunda-feira, dia 27 de maio, no espaço SinsPire, na rua da Guia, Bairro do Recife.
Foi da paixão pelo futebol e do incessante incômodo com a pouca visibilidade da mulher no futebol que a pesquisadora e escritora pernambucana Soraya Barreto Januário teve a iniciativa de colocar em livro um sonho antigo. Afinal de contas, o que motiva uma garota a ir aos jogos de futebol no nosso estado? Quem são as pessoas que influenciam essas mulheres? Os pais, tios, avôs? Quantas meninas têm a iniciativa própria de querer ir a um estádio? E com quem vão? As respostas estarão reunidas na obra, o que resulta num perfil interessante sobre as garotas nos estádios.
Um total de 500 mulheres, frequentadoras dos estádios pernambucanos, responderam às entrevistas com perguntas semiestruturadas. Cerca de 300 delas, durante os jogos do Náutico, Santa Cruz e Sport, na Arena de Pernambuco, Arruda e Ilha do Retiro, respectivamente. O restante, de maneira online (as respostas foram concedidas sempre em plataforma idêntica).
Um dos pontos destacado por Soraya é quanto a escolha dos times pelas mulheres. 33,5% das mulheres afirmam ter escolhido o clube baseado nos resultados nos campeonatos que as equipes participam. Em contrapartida, a influência masculina ainda é grande. Um total de 51% das mulheres torcem pelos times apoiadas pelos pais; seguidas das mães (16%), avôs (10%) e avós (6%). Na obra, Soraya faz referência ao surgimento de grupos de torcedoras como Coralinas, Timbuzeiras e Elas e o Sport.
“Como sócia e torcedora, ainda não me sinto contemplada. Sinto que há pouca atenção, apatia da direção com a torcida feminina, com o futebol feminino… As meninas do Elas e o Sport e as Coralinas me falaram que já têm uma participação mais ativa nos clubes, que há uma melhora. Mas é só o início. Os dados encontrados apontam para o descortinar de um novo cenário no que diz respeito à participação das mulheres enquanto consumidoras de futebol. As falas das torcedoras, bem como as análises, ajudaram a demonstrar o quão essa relação é enviesada por questões que dialogam com a resistência, quebra de padrões naturalizados e tensionamentos”, pontuou Soraya.
Para realizar a pesquisa, Soraya contou com o apoio do OBMIDIA UFPE (Observatório de mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos da UFPE) e o lançamento conta com a parceria do SinsPire que é um ecossistema colaborativo e inclusivo que nasceu com a missão de conectar pessoas, ideias, projetos, eventos, empresas e propósito.