Por Danilo Santana
especial para o Blog MEC
Chegar à final do Campeonato Pernambucano, por si só, já vale bastante. Principalmente para os clubes sertanejos do Estado. Porém, a semifinal inédita que vai ser realizada nesta quinta-feira no Cornélio de Barros, entre Salgueiro e Afogados, põem em jogo uma quantia alta para o vencedor e também a chance de ser o primeiro time do interior a conquistar o título pernambucano na história. Como chegam os dois clube para esse confronto? Que dinheiro está em jogo? Quem tem mais chances de se classificar? Vamos analisar esses assuntos e vocês, leitores, tiram suas conclusões.
Motivação extra para as duas equipes
O vencedor desse confronto garantirá, automaticamente, vaga para próxima edição da Copa do Brasil em 2021 e a quantia de R$540 mil, estando na primeira fase. Esse dinheiro representa cinco vezes a mais, o valor da atual folha salarial dos dois clubes. Com certeza esse valor será de grande ajuda visando a montagem do elenco para o estadual e Campeonato Brasileiro.
Raio-X Salgueiro
O Carcará há alguns anos vem se firmando como a maior força do interior. Fazendo boas campanhas, o time esse ano também não decepcionou seu torcedor. Se classificou com uma rodada de antecedência e ainda se deu ao luxo de colocar jogadores reservas, contra o Timbu pela última partida da fase classificatória. Durante toda a competição, a equipe comanda por Daniel Neri, se mostrou forte jogando em casa. A vitória contra o Sport por 2×1, pela sexta rodada, foi um exemplo disso.
A equipe pode ter novidades para enfrentar o Afogados. O atacante Ciel, que foi contratado no início deste mês, pode jogar na linha de frente. O atleta fez sua estreia contra o Náutico e mostrou ser um bom finalizador, anotando um gol de cabeça após belo passe de Alison. Mas é provável que Muller Fernandes seja o titular, jogador é liderança do grupo e referência técnica. Centroavante já marcou quatro vezes no campeonato e foi poupado do último jogo, devido ao número de cartões amarelos.
O condicionamento físico pode ser determinante para um bom desempenho do Salgueiro. Grande parte do plantel titular foi poupado no último jogo. O elenco teve mais tempo para treinar e se condicionar, diferentemente do seu adversário que jogou no final de semana. Além disso, a partida será realizada no Cornélio de barros, casa do Carcará, dando mais vantagem a equipe, ambientada as dimensões do campo e ao tipo de gramado.
Provável Escalação: Sergio; Sinho, Ranieri, Arthur, Daniel; Bruno Sena, Willian Daltro e Renato; Tarcísio, Muller Fernandes e Thomas Anderson.
Raio-X Afogados
O ano de 2020 tem sido bem diferente para o torcedor do afogados. Depois de fazer história ano passado ao eliminar o Santa Cruz, o time tenta outra façanha ainda maior: chegar à final do estadual pela primeira vez em seus seis anos de fundação. Motivação para acreditar não faltam. Esse ano o clube sertanejo conseguiu eliminar o Atletico-MG pela Copa do Brasil nos pênaltis. Nada é impossível para esse grupo, que se mostra bastante aguerrido e que tem um treinador bastante conhecido por bons trabalhos, Pedro Manta.
A campanha no Estadual não foi uma das melhores. O clube terminou assegurando a sua vaga na última rodada da fase de classificação. A combinação de resultados principalmente pela derrota do Sport no clássico, deu ao time a oportunidade de jogar as quartas.
O confronto contra o Retrô não foi nada fácil, a partida teve amplo domínio da equipe adversária no primeiro tempo. O goleiro Wallef salvou a equipe de tomar gols em várias oportunidades. No segundo tempo, a equipe já foi outra, atacando mais e levando perigo àa meta do Retrô. Nos 15 minutos finais, o time sertanejo abriu o placar com Júnior Mandacaru e selou a sua classificação para semifinal.
Pensando no confronto contra o Salgueiro, a Coruja terá que jogar mais, se quiser chegar à final. A zaga apresentou muitas falhas no último jogo, dependendo da boa atuação do seu goleiro e de erros da arbitragem. O sistema ofensivo também apresentou deficiência na criação de jogadas, em várias ocasiões, o time ficou a mercê de jogadas aéreas ou faltas cobradas por Candinho.
A equipe também tem seus pontos positivos. O atacante Diego Ceará é o vice artilheiro da competição com 5 gols. Além disso, o plantel conta com jogadores experientes, como o próprio Candinho que pode fazer a diferença em cobranças de falta e escanteio.
Existe uma dúvida se o técnico Pedro Manta irá escalar Thalison e Diego Teles. Considerados titulares, os jogadores começaram o jogo no banco de reservas contra o Retrô.
Provável Escalação:Wallef; Edivan, Heverton, Rogerinho, Guilh
erme; Escuro, Dougas, Júnior Mandacaru, Candinho; Evair e Júnior Juazeiro.