Foto: Luciano Fotoguia/Federação Pernambucana de Futebol 7
Por Edgar Caetano
Especial para o MEC
Com o período pandêmico, muitas equipes sofreram com a crise. Sem jogos, a receita dos clubes quase inexistiu. A falta de recursos e patrocinadores também foram um dos pontos que extinguiram apoio financeiro das equipes. Visto essa dificuldade, a Federação Pernambucana de Futebol 7 resolveu criar, pontualmente (à princípio), uma competição que conseguisse se adaptar aos problemas financeiros das equipes para não ter que mexer na configuração da competição movendo equipes de suas respectivas séries em casos de desistências por falta de recursos, o que de fato, não seria justo.
Foi criado, então, o Super Pernambucano, uma nova competição que tem como grande destaque as cidades-sede. Lajedo, São Bento do Una, Garanhuns, Caruaru, Toritama, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Goiana, Ipojuca, além de Recife, que contará com quatro sedes. Ao todo, são 136 equipes em disputa. De cada sede, apenas uma equipe irá disputar a fase mata-mata até sagrar-se campeã.
A competição teve início no último final de semana. Toritama, no sábado (12), deu o ponta pé inicial. Três jogos movimentaram a cidade: Juventus de Lajes x Real da Torre, Zitrone x Capibaribe City e por fim, o ‘Clássico do Jeans’, VR x Sevilla da Torre, as duas equipes com maior número de torcida da região. A Juve venceu de golada, por 7×1. Em seguida, o clássico entre o Leão e o Bodim deu a vitória à VR, por 2×0. A última partida teve a Zitrine, de Caruaru, – que conta com o experiente Naldinho, ex-América e Sport -, como vencedora, após superar o placar da primeira partida e aplicar a maior goleada da noite: 8×1, de virada.
No domingo (13), Lajedo, São Bento do Uma, Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes também tiveram seus jogos iniciados. Resultados, classificações e artilharias, você pode encontrar no site da Federação Pernambucana de Futebol 7, que é: www.pernambucof7.com.br.