Crédito da Foto: Jailton Júnior/JC Imagem
O Santa Cruz começou a temporada com um desafio importante para seguir com forças toda a temporada: conseguir a vaga no Nordestão. E para isso, tinha que passar por Caucaia e Botafogo-PB. Passou. Garantiu o ingresso na competição e um bom dinheiro para planejar melhor seus passos. E foi o suficiente para o torcedor se animar com o time. Foi isso que fez o mais de 9 mil torcedores irem ao Arruda, na noite quinta-feira, incentivar o time diante do Afogados. Saíram de lá com o misto de alívio e frustração após o empate, em 1×1, arrancado no finalzinho da partida.
E olhem que o empate surgiu de um pênalti que, ao meu ver, não existiu. O jogador coral se atira no zagueiro do Afogados e o árbitro marca a penalidade. O time do interior abriu o placar no começo da partida, com Venícius, também cobrando pênalti , fruto de uma falha do goleiro Matheus Inácio. Se o time não entrou num ritmo ideal para o jogo, piorou com o gol e com a forma que ele aconteceu. O Santa Cruz não jogou bem e o ponto foi conquistado só Deus sabe como bom.
Dificuldades todos grandes clubes vão passar nesse início de temporada. O Santa Cruz não vai ser diferente. O que acredito é que, pelo menos, o time do técnico Raniele Ribeiro é organizado, aos poucos, vai ganhar um padrão de jogo mais definido e confiança. Repito: tomar um gol no começo do jogo da forma como foi atrapalhou. Um time mais seguro emocionalmente, não tomaria um gol daqueles e, se caso tomasse, saberia como reagir. O Santa Cruz, hoje, ainda parece uma criança tateando o seu futebol. Ainda vai se acostumar com a torcida enchendo o estádio e fazendo o seu papel: cobrando vitória a todo custo.
O que fico pensando, depois do que vi o Santa Cruz e Náutico fazendo nos primeiros jogos, no que veremos no Clássico das Emoções. Já existiu um tempo no futebol pernambucano em que os confrontos entre os grandes da capital aconteciam no meio da tabela, depois de cinco ou seis jogos realizados. Gerava expectativa entre os torcedores e era o tempo suficiente para deixar os times mais afiados. Agora, com o calendário mais apertado, os duelos acontecem no começo, com as equipes ainda buscando o seu futebol.
E aí, quem ganha, Náutico ou Santa Cruz?