Por Pedro Belaine
A Copa Pernambucana Sub-20 2023 chegou ao fim nesta última quarta-feira (19), Barreiros e Chã Grande protagonizaram uma final eletrizante no Estádio Luiz Brito, em Barreiros, após o placar de 1×1 no tempo normal a decisão do título foi para as penalidades, e pelo placar de 4×2 a equipe de Chã de Grande se sagrou campeã.
Em uma partida difícil para as duas equipes, o gol do Barreiros saiu logo no começo, aos 18 minutos do primeiro tempo, uma jogada rápida em velocidade como de costume para a equipe mandante. Mas a partir daí, o Chã Grande impôs seu ritmo durante todo o resto da partida e com muita persistência alcançou o empate levando a partida para as penalidades e com as cobranças alternadas, se recuperaram e conseguiram o título.
Com uma campanha sólida, o Chã Grande sofreu apenas 4 gols em todo campeonato, mesmo sem balançar tanto as redes, a eficiência do seu estilo de jogo e dedicação dos seus atletas foi o que consagrou essa jornada da equipe até a taça. Encarando um Barreiros tido como favorito, recheado de goleadores, o time de Chã Grande manteve a calma e executou sua forma de jogar durante todo o torneio.
Foram 27 partidas disputadas durante cerca de três meses, e com 77 gols marcados o artilheiro da competição foi Athirson do Ipojuca. 12 equipes e mais de 300 atletas escreveram suas histórias nos gramados da base do estado.
Mais uma Copa Pernambucana se encerra e mais história foram contadas, dentre esses momento, um em especial se destacou nesta final, o torcedor PCD e conhecido da torcida do Barreiros, Kiko, emocionou a todos empurrando seu time durante as cobranças de pênaltis, e levantando a arquibancada para incentivar o time mandande. Dentro e fora de campo a competição se prova importante, dando essas oportunidades para jovens de base e para torcedores expressarem suas paixões.