Por Fred Borba*
Antes de mais nada, nós, torcedores do Sport, precisaremos de um tempo para nos acostumarmos com a Série B. Esse primeiro jogo numa sexta feira, às 21h30, contra o Oeste, aquele que nos deu alegria recentemente num certo 26 de novembro, é um belo exemplo disso.
Apenas três nordestinos na competição e isso torna a disputa ainda mais acirrada. Se não teremos grandes rivalidades regionais, teremos grandes distâncias a serem percorridas e num campeonato de 38 rodadas esse preço é cobrado. Não existe mágico que consiga racionalizar essa tabela!
Em alguns momentos iremos enfrentar sequências pesadas de viagens. Tipo: jogar em Pelotas, voltar pra Recife, jogar em Campinas, voltar pra Recife e ir pra Londrina. É um exemplo aleatório, claro, mas isso vai exigir que o Sport tenha um elenco e não um time e obrigar a torcida, que tem sido extremamente parceira, a ter calma,entender as dificuldades financeiras e de logística que provocarão desgastes sem nenhuma dúvida.
As finais do Pernambucano deixaram bem claro que temos um bom time pra Série B, mas que ao perder os três da frente sofremos bastante, contra um adversário da Série C na Ilha lotada, em que pese ser uma final e que a péssima arbitragem tenha influenciado muito no gol de empate que mudou o jogo. Não podemos correr o risco de sair às compras no desespero. Temos jogadores se destacando como Ezequiel ,Borcador, Adrielson… Mas eles serão, certamente, assediados. Seja por clubes da Série A ou por clubes estrangeiros.
A parada da Copa América precisa ser tratada como um presente dos céus! Serão 8 ou 9 jogos até essa parada e esses dias precisam ser tratados com muito cuidado. Vai ser o momento em que todos os clubes de todas as séries farão ajustes e o Sport vai precisar destes dias tanto pra ajustes quanto para fazer um forte trabalho na parte física que nitidamente tem deixado a desejar. Futebol é curioso porque, se você joga quarta e domingo cansa, e se joga uma vez por semana cansa, também. Não sou fisiologista, mas não curto “muletas”.
O trabalho que começou do zero até agora é mais que merecedor de elogios e sempre vai ser muito bom gritar é campeão. Mas qualquer criança sabe que o ano do Sport começa agora. As cobranças serão grandes e acho um absurdo quando falam do nível técnico da B colocando ainda mais pressão no Sport. Alguns por nítida maldade, esquecendo que o nível da B tem sido baixo há anos, mas que clubes como Goias e Coritiba penaram e penam pra sair,sem contar uns que caem pra C.
Ao torcedor do Sport cabe nesse primeiro momento continuar com o apoio que tem dado, continuar se associando, comprar os pacotes e principalmente entender o nosso momento que é de apoio e superação. Se entendermos isso, principalmente nos momentos de dificuldades, que não tenham dúvidas existirão, o Sport vai sim forte pra voltar pro seu lugar.
Falei em elenco, mas nem Messi é um reforço melhor que ter a Ilha lotada jogando junto todo Jogo.
Vamos em frente e Pelo Sport Tudo !
* Fred Borba é torcedor do Sport!
** Esse é um espaço para o torcedor expressar sua opinião e fazer valer sua paixão e não representa, necessariamente, a opinião do blog. Quer participar, manda email: 081esportes@gmail.com.
Crédito da foto: Bela Azoubel// Amor à camisa