Por Daniel Schvartz
Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da série A e a Copa do Brasil estão utilizando o VAR (árbitro de vídeo). Polêmico ou não, é inquestionável que o seu uso diminui o número de erros e alivia a barra do trio de arbitragem. Porém, a demora para a tomada de decisão ainda vem sendo muito criticada por treinadores, jogadores e dirigentes. Em alguns jogos, os lances analisados demoraram entre 04 e 05 minutos para ter a marcação correta sinalizada pelo VAR.
Aliada à tecnologia, a FIFA e a IFAB (International Football Association Board), órgão que gerencia o regulamento do futebol, atualizaram e criaram algumas novas regras. De início, elas só passariam a valer a partir de agosto. Mas, como a temporada no Brasil começa no primeiro semestre, as determinações já estão valendo. Podemos citar os cartões para a comissão técnica e a polêmica mão na bola como exemplos presentes nessa atualização.
Para você não ficar mais confuso, o podcast do Futzap convidou o ex-árbitro Sebastião Rufino Filho e o assistente FIFA, Clóvis Amaral, para um bate papo sobre tudo isso. A tecnologia como auxílio, a dinâmica, os prós e contras e claro, muito futebol! Lembrando que os novos episódios são lançados nas sextas-feiras, no aplicativo Spotify, que você pode baixar de graça!
Como ouvir o podcast:
1. Abra o aplicativo do Spotify e coloque o nome do Futzap na busca.
2. Ao entrar na página, colocar para seguir e apertar o play (>) para escutar.