Foto: portal Uol
O estádio Castelão viveu um linda festa na noite da quinta-feira. Final da Copa do Nordeste. O torcedor deu um colorido especial ao estádio. Barulho ensurdecedor antes e durante a partida entre Fortaleza x Botafogo-PB. Partida tensa como toda decisão. Não estava ali apenas a questão técnica. O lado emocional dita muito o ritmo da partida. Por isso, teve tons de dramaticidade. Em alguns momentos, dava para notar a respiração presa dos torcedores. E quem soltou o ar preso dentro dos pulmões, juntamente com o grito de gol, foi o Fortaleza. 1×0 que dá certo alívio para a grande decisão, na próxima semana, na Paraíba.
A partida teve muitas semelhanças com a semifinal da Copa do Nordeste entre o time cearense e o Santa Cruz. Além do placar (1 a 0 para os donos da casa), a postura das equipes e até o tempo que saiu o gol único do jogo (32 do 2o tempo). Mais uma fez o Tricolor do Pici apresentou dificuldades pra sair da marcação adversária no primeiro tempo e teve poucas chances. Apoiado por um ótimo público na Arena Castelão, o dono da casa aumentou a pressão na segunda etapa chegando ao gol na persistência. Nesse ponto, um grande trunfo da equipe de Rogério Ceni é ter peças de reposição que fazem o time manter a intensidade no jogo pelas pontas até o fim. Sai Osvaldo, entra Marcinho, igualmente ou até mais perigoso.
Bem posicionado dentro da área Wellington Paulista que até então estava apagado no jogo, usou a canhota para desviar um cruzamento rasteiro pra rede. Os paraibanos, que levaram perigo em duas ou três jogadas, resta o alento de que a desvantagem é mínima e uma vitoria simples já leva a decisão para os pênaltis. Em João Pessoa, no entanto, o Botafogo-PB terá que tomar a iniciativa do jogo se quiser sair campeão do Nordeste pela primeira vez. Conta a favor o excelente retrospecto do Belo, dono da melhor campanha da competição. Apesar da superioridade técnica do Fortaleza, é possível dizer que ainda está tudo aberto na disputa pelo título.
Nordestão promete mais emoção. Para o bem do futebol da região.