Náutico e Santa Cruz fazem na noite deste sábado o 34ª Clássico das Emoções em Campeonato Brasileiro. O tricolor leva uma vantagem: são 15 vitórias corais, contra 9 triunfos alvirrubros e 9 empates.
Em jogos da Série A, foram registrados 9 vitórias do Santa Cruz, 4 do Náutico e quatro empates. Todos os triunfos corais aconteceram na década de 70, quando o Santa Cruz tinha um timaço. Entre os anos de 73 e 84, o Timbu só empatou duas vezes. Dentre os triunfos corais, estão um sonoro 4×1, em 1975.
A primeira vitória alvirrubra aconteceu em 1985: 3×0. Curiosidade: o Náutico era treinado por Givanildo e tinha no comando de ataque Nunes (autor de dois gols nessa partida). Ambos haviam brilhado no Santa Cruz quando eram atletas. Depois dessa vitória, o Timbu emendou mais três triunfos em jogos pela Série A.
Pela Série B, os dois times atuaram 14 vezes. São seis vitórias do Santa Cruz, quatro empates e quatro vitórias do Náutico. Já pela Série C, apenas dois confrontos, ocorridos no ano passado: um empate e uma vitória do Timbu.