Quando chega na reta final de uma fase classificatória, é gente fazendo contas para todos os lados. Mas tem contas e contas. Por exemplo: a do Náutico é bem diferente da que o Santa Cruz vem fazendo. Enquanto os alvirrubros usam a calculadora para uma reta final de manutenção, os tricolores já estão na base do desespero. Afinal, o Timbu está de moral elevada e enxerga o horizonte de jogos com amplas possibilidades de somar os pontos que precisa para garantir a classificação. Já o Santa Cruz vive na desconfiança.
O 0x0 no estádio Frasqueirão, na última rodada da Série C, foi ruim para tanto para o ABC quanto para o Santa Cruz. O time potiguar está na lanterna do grupo. Ameaçado demais de ser rebaixado. O Tricolor ameaçado de não se classificar. O técnico Milton Mendes mantém a esperança: “Se conseguirmos dez pontos, estaremos no G-4”. O problema é que o Santa Cruz só tem 12 pontos a serem disputados. Ou seja, a campanha tem que ser de campeão. Missão quase impossível.
Já o Náutico tem o Globo fora de casa. O adversário está na luta para fugir da degola. Favoritismo alvirrubro está às claras. Jogar com inteligência. Se arrancar um pontinho, é um lucro e tanto. Depois, volta para casa e enfrenta o Sampaio Correia. Sai de novo e pega o Botafogo-PB para, enfim, encarar o Santa Cruz, nos Aflitos. Se para o Timbu a sequência é para se manter, o Tricolor tem que lutar contra o tempo. A cada minuto de jogo, uma agonia. Pega o Imperatriz em casa. Em seguida, sai para encarar o Confiança, volta para pegar o Globo. E por fim, o Náutico.
Vejo o Santa Cruz numa situação dificílima. O time caiu de rendimento de uma hora para hora sem uma motivo aparente. Por outro lado, o Timbu evoluiu não por questões técnicas, mas motivacionais. Não vejo o time de Gilmar Dal Pozzo enchendo as vistas da torcida com um futebol primoroso. Mas com vontade e velocidade, sim. Como os resultados positivos vieram, o time embalou. Pena que, para o futebol pernambucano, apenas um se classifica. E quem for, tem que fazer uma nova preparação. Porque outra competição começa.