A reta final da Série C promete despejar adrenalina na veia dos torcedores. E quem for fraco, aconselho não ligar rádio, TV e nem internet. Exceto o Sampaio Correia, que com 30 pontos, garantiu vaga na próxima fase, seis clubes brigam por outras três vagas. E desses, o Náutico é que praticamente garantiu sua presença. Tem 27 pontos. Encara o Botafogo-PB, fora de casa, e só precisa de um ponto para selar sua classificação. Só que não vai ser um jogo fácil. O time paraibano está na quinta colocação e também tem chances. Para o futebol pernambucano, mais adrenalina. Afinal, na última rodada, teremos o Clássico das Emoções. Como diria Galvão: haja coração!
A irregularidade em campo fez com que o Santa Cruz chegasse se arrastando nessa reta final de fase classificatória da Série C. Sinceramente, só um milagre salva. Mas como nessa temporada, o time Tricolor escreveu um monte de milagres (que não lembra das vitórias sobre o ABC e Imperatriz? Ambas, obras divinas. Ou duvidam?). O Tricolor encara o Globo, no Arruda, no próximo domingo. Tem que vencer e torcer pelos adversários diretos.
Se o Náutico bater o Botafogo-PB já ajuda bastante. O Treze superar o Confiança, no Batistão é outra ajuda valiosa. Imperatriz x Ferroviário ficarem empatados também dá uma mãozinha. São situações difíceis, é bem verdade. Mas altamente possíveis. O Santa Cruz terá que enfrentar suas limitações. Vai ser pressão emocional demais. Então, o torcedor que for ao estádio não tem que vaiar, cobrar bom futebol. É incentivar mesmo. O Tricolor só tem uma alternativa: a vitória.
E quando chegar o Clássico das Emoções? Aí, meus amigos, vai ser tensão. Levando em conta que todos os resultados citados deram certo para o Santa Cruz, o Náutico chega na última rodada já classificado. Bom para o Tricolor, é claro. Mas não acho que o Timbu vá jogar sem o foco na vitória. É essencial terminar a fase classificatória com vitória em casa. Mantém o ritmo do time. Além de encher de moral para mata-mata. O Santa Cruz teria que superar, certamente, o seu maior desafio: superar o rival numa partida que vale sua vida.
Mas será que é possível os dois se classificarem? Eu acho pouco provável. Porque para o Santa Cruz não correr riscos, Milton Mendes vai mentalizar vencer as duas partidas. É possível conseguir esse objetivo? Claro que é. Mas Gilmar também vai querer que o seu Náutico vença. Não pode pensar em empatar contra o Botafogo, pois se for assim, o risco de perder é grande. E se perder, vai aumentar a pressão diante do Tricolor. Ninguém pode pensar em combinação de resultados. É vencer e… seja o que Deus quiser!
Para fechar… Falei da decisão de garantir vaga no G-4 entre os clubes pernambucanos, mas tem um pernambucano lutando contra a degola: o técnico Roberto Fernandes. Sob o comando do ABC-RN, ainda tem um fiapo de fé para tirar o time potiguar da Série D. Mas a missão tá osso. O time está na lanterna, com 14 pontos, dois a menos do que o Globo, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, pega o Sampaio Corrêa, em casa, e, na última rodada, o Globo. Essa partida pode ter cores de decisão.