Estreia de treinador é sempre motivante. O time pode tá na pior, fazendo campanha de rebaixado, mas a chegada de um comandante é um estimulante. Os caras entram querendo mostrar serviço, na esperança de um lugar ao sol na equipe.
O caso do Náutico não é bem assim. O time pode até estar fazendo uma campanha ruim. São quatro empates e uma derrota. Jogar em casa tem sido agoniante. A presença de Gilson Kleina, treinador recém contratado, poderia dar um novo gás ao time. Até que deu no setor ofensivo. Mas defensivo…. Valei-me!
Kleina viu o time jogar diante do Vitória e não gostou muito. Mas não poderia fazer mudanças radicais na equipe. Não conhece todo o elenco. Mexer muito seria uma dificuldade a mais. Manteve a base. O time teve uma postura aguerrida e com mais toque de bola ofensivo. E olhe que o ataque foi formado por Salatiel, Dadá e Erick, o que não trazia tanta confiança.
Só que o Náutico teve em Jean Carlos a sua peça principal. Voltou a jogar bem, se mexendo no setor de meio de campo. E finalizando. O Timbu fez 2×0 e um dos gols foi seu.
Mas, amigos alvirrubros…. o que danado aconteceu com a defesa do Náutico. Se na frente, os jogadores sabiam da importância de vencer em casa diante do novo treinador, a defesa dormiu. Dos volantes para trás, o Náutico deu muito espaço para o time gaúcho. E a zaga entregou o ouro duas vezes. O Juventude virou para 3×2. No primeiro gol, Jorge Henrique pede falta, que não foi. Depois, Rafael Ribeiro entrega para Dalberto, mandar no ângulo, mas com Marcão indo sem confiança na bola. E no segundo tempo, cruzamento na área que a zaga só olha Adalberto mandar para as redes. A sorte foi o pênalti cometido pelos gaúchos que Jean Carlos converteu.
Gostei da entrevista de Kleina pós jogo. Pontuou os lados positivo e negativo do Náutico. E não expôs ninguém. Sabe que vai ter trabalho para armar o time alvirrubro para que fique mais equilibrado. A bronca é que vai ter que “trocar de pneu com o carro em movimento”. Vai ser na base da conversa para mudar a filosofia de jogo do Timbu. E, certamente, vai pedir contratação.