O técnico Hélio dos Anjos tem uma história de superação curiosa, para dizer o mínimo. Quando era goleiro, fazia parte do elenco poderoso do Flamengo, onde todo e qualquer jogador dos anos 80 queria estar. Num dos treinos, sofreu uma séria contusão na coluna. Não foi mais o mesmo. No entanto, não se abateu. Com a força interior imensa, repensou sua vida. Encerrou sua carreira de jogador e começou a de treinador que dura até os dias de hoje e o fez ser um dos mais respeitado profissional do futebol brasileiro.
Hoje, o Náutico estreia na Copa do Nordeste diante do Campinense. Competição em que não participou no ano passado, já que a temporada 2019 foi muito ruim. Disputar o Nordestão foi uma das metas que Hélio dos Anjos traçou para o clube. E, mesmo terminando 2020 num clima de frustração, conseguiu a meta. E Hélio valorizou o feito, deixando evidente seu perfil motivador. E é assim que agora ele também tem atuado fora de campo. Vez por outra, tem recebido convites de empresas do Recife para realizar palestras motivacionais. E tem gostado demais da experiência.
“Em vários estados em que trabalhei, acabou me envolvendo com essa atividade. Em Goiás, eu fiz bastante. Uma delas, para todos os delegados do Estado. Foi bem marcante”, relembra. Hélio gosta das palestras, pois existe uma receptividade muito boa das pessoas que participam.
Na sua terceira passagem pelo Náutico – que já dura quase dois anos -, Hélio dos Anjos está começando a espalhar seu conhecimento no Recife. Na última palestra, realizada para vendedores de uma empresa de distribuição, o clima inicialmente foi divertido, com a participação de torcedores dos clubes rivais, mas com o tempo, todos estavam focados nas suas palavras. “O final foi sensacional. Foi uma hora e dez minutos de palestra com um grande engajamento das pessoas”, comemorou.
Hélio dos Anjos acredita que as palestras motivacionais aconteceram de forma muito natural, já que ele exerce esse perfil de líder motivacional nas equipes que treina. “Eu peço a linha que a empresa quer da palestra e desenvolvo o conteúdo. Nessa última palestra, falei para vendedores da empresa. Eles são vendedores de sonhos, assim como eu. E meu papel é mostrar o caminho. Alcancei êxito, pois o engajamento foi sensacional”, diz. O treinador alvirrubro se sente realizado fazendo as palestras. Até porque o faz sair da zona de conforto, levando-os a conhecimentos que podem ser usados na sua equipe, hoje o Náutico, e também para a vida.
Na atual temporada, o sonho do Timbu brotou quando o time venceu sem dificuldades o Íbis, pelo Campeonato Pernambucano. Agora, o sonho segue no confronto diante do Campinense, pela Copa do Nordeste. O sentimento do torcedor é ganhar todos os títulos que serão disputados. Mas Hélio, jogadores, dirigentes sabem que nem sempre é possível. Mas motivados, o elenco pode ter força para fazer a torcida sorrir ao final da temporada. Principalmente após as lições deixadas na temporada passada.
Confira um pequeno trecho da mais recente palestra do técnico Hélio dos Anjos: