Renan Diaz
Especial para o blog MEC
Era só o que se falava antes do clássico Sport x Náutico, no último sábado: o meia Gustavo e o atacante Mikael estavam negociados para futebol do exterior. A confirmação sobre o destino do meia aconteceu logo quando a bola rolou, já que ele não vestiu a camisa rubro-negra diante do Timbu. Mikael, por sua vez, entrou em campo. Fez os três gols da vitória leonina sobre o Náutico, por 3×2. Mas não fica na Ilha do Retiro. Nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, o presidente do Leão, Yuri Romão, e o vice de futebol, Augusto Carreras, confirmaram tudo: Mikael vai jogar no Salernitana-ITA e a do Gustavo no AL-AHLI.
Em relação ao meia Gustavo, o Sport tinha 90% dos direitos econômicos e 10% é do próprio atleta. Agora, o Leão negociou 75% dos direitos e vai receber U$ 2, 2 milhões à vista. Por conta da logística de viagem para Dubai, Gustavo teve que viajar para São Paulo antes mesmo da partida contra o Náutico.
Já Mikael deixou o Sport com contrato de empréstimo para o Salernitana da Série A da Itália até o dia 30 de junho de 2022. O valor líquido da negociação foi de 800 mil euros, com o Sport ficando com 70% e o atleta, 30%. Nesse contrato há um cláusula a obrigatoriedade de compra de 70%, no caso do Salernitana permaneça na Série A do Campeonato Italiano (no momento, o clube está na lanterna, com apenas 10 pontos, oito a menos do que o Venezia, que é a primeira equipe fora da zona da degola). O valor é 2,5 milhões de euros.
“As negociações foram longas mas sempre pautadas com muita responsabilidade, zelo e respeito para o nosso clube”, disse Carreras, reforçando a importância dos torcedores não caírem nas várias notícias publicadas nas redes sociais que, na grande maioria, são “fake news”. “As negociações não estão sendo feitas de forma abruptas e estão sendo tratadas com bastante paciência”, completou.
Confira abaixo o comentário de Marcelo Cavalcante sobre o assunto: