A modalidade 3×3 do basquete vai ganhando força e se espalhando pelo Brasil. Tanto que a Federação Pernambucana vai realizar nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro mais uma etapa do Estadual da modalidade, desta vez na bela Ilha de Fernando de Noronha. Seis equipes vão entrara na quadra da escola Arquipélago para disputar pela vaga na fase final da competição.
Pela primeira vez a ilha recebe uma etapa de um campeonato de esporte coletivo. O evento, que abre o calendário da modalidade no estado, tem o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), além de estar registrado na plataforma da Federação Internacional de Basquete (Fiba), entidade máxima da modalidade no mundo.
Com o intuito de incentivar a prática do basquete para crianças e jovens, a organização do campeonato vai promover nesta segunda-feira, dia 21, atividades que exploram técnicas e fundamentos da modalidade com os alunos da Escola Arquipélago.
O gestor de esportes da administração da ilha, Felipe Oliveira, destacou a importância de Noronha estar inserido dentro do cenário esportivo do estado. “Assim como Noronha é referência no surf, o basquete e outros esportes praticados na ilha também podem e devem ocupar espaços de referência. Além de promovermos mais eventos, é importante que os atletas noronhenses ocupem locais de destaque nos esportes”, afirma Felipe.
A competição também vai contar com a presença de convidados que fazem parte do quadro da FPB e de outras entidades, como o presidente da FPB, Cláudio Monteiro; a Vice-Presidente Carmen Heliany; o atleta Tiago Santana, que faz parte da equipe do Aurora Basketball (PE), campeã regional de basquete 3×3 em 2021; e o Treinador da Seleção Brasileira Sub15 e campeão sul-americano de basquete, Carlos Oliveira, quem vem representando a CBB.
Para a realização do torneio em Fernando de Noronha, a Federação Pernambucana de Basquete contou com a parceria com a administração da ilha, além da concessionária EcoNoronha, Casa do Pirata, Paradise Bistrô, Noronha Tour e Distribuidora Dois Irmãos.