Pernambuco está se fortalecendo no Futmesa 1t “disco liso” na região. Na 42ª edição da Copa Norte-Nordeste, realizada recentemente, pra variar, um baiano sagrou-se campeão, Dudinha, e um potiguar foi vice, Rafinha. Até aí, tudo bem, junto com Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte, pelejam pelos títulos nessa modalidade. O espantoso foi que Pernambuco, que desde os anos 80, figura longe das melhores posições – com raríssimas exceções, conseguiu dois feitos inéditos. O primeiro foi conseguir quatro botonistas nas oitavas-de-final dessa competição que, para alguns, consegue ser mais difícil do que a Copa do Brasil e o Brasileiro.
O feito coube aos atletas Ansellmo (Aliancense), Fabiano (San Martin) , Juninho (Colombo de Limoeiro) e Travassos ( Santa Cruz). Melhor ainda que dois destes, Anselmo e Fabiano, ainda conseguiram chegar nas semifinais. Outro feito espantoso. 50%, dessa fase foi de Pernambucanos. Porém, com os adversários jogando pelo empate, não deu para os nossos atletas.
O fato causou grande espanto nacional. Atletas de renome e com vários títulos de calibre, feito Dudinha e Tosta, ambos baianos, elogiaram bastante o feito. O diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa – CBFM, Gabriel Dartanhan, mencionou , durante a premiação, o ocorrido. “Fiquei muito feliz que Pernambuco, melhorou o nível técnico de seus atletas. Isso é importante para o desporto como um todo, ter bons atletas desse grande atestado”.
O “Quarteto Fantástico” pernambucano não pretende ficar por aí. Os quatro já dialogam para treinarem juntos e melhorarem, ainda mais o nível do grupo e surpreender ainda mais e, quem sabe, beliscar um título.
Além da categoria adulto, no sênior, Pernambuco teve Humberto ( Apcef Caruaru) e Ribeiro ( Aliancense) em 5º lugar. Enquanto isso, no master, Layette ( Santa Cruz) alcançou a nona posição.
No Campeonato Pernambucano individual, os atletas voltam as suas atenções para a Copa Pernambuco, válido pela 3ª etapa do Estadual. A copa ocorrerá no Santa Cruz, no dias 9 e 10 de abril, e terá cerca de 38 atletas de 8 clubes.