Por: Edgar Caetano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) lançou de forma oficial mais uma competição para o Futebol Feminino, a Copa Maria Bonita. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no salão nobre da entidade. A primeira edição do campeonato que contará com oito equipes, sendo seis do nordeste e duas internacionais, tem início previsto para o dia 6 de outubro, indo até o dia 15 do mesmo mês.
“A Copa Maria Bonita não é apenas uma competição, é também um workshop, terá peneira, ação social, a essência é levantar um movimento em prol do futebol feminino nordestino”, disse Gustavo Sampaio, Diretor de Competições da FPF.
Pernambuco, por ser o estado sede desta edição, contará com dois representantes: Náutico e Sport. Além deles, entram na disputa o Botafogo/PB, Ceará, CRB/AL e o Bahia. As equipes internacionais ainda não foram confirmadas pela Federação Pernambucana de Futebol, entretanto, de acordo com Gustavo Sampaio, dois grandes clubes sul-americanos selecionados pela Conmebol completarão a grade.
Em sua fórmula de disputa, dois grupos serão sorteados com quatro equipes e em cada um deles será composto por três nordestinos e um internacional. Os dois melhores avançam para semifinais até conhecermos os finalistas, saindo assim, o grande vencedor na disputa final.
Serão premiadas a melhor jogadora do campeonato, além da melhor goleira, da artilheira e da melhor treinadora(o). O time vencedor receberá uma premiação em dinheiro e conforme regimento do regulamento, o valor terá que ser dedicado 100% ao departamento de futebol feminino do clube como forma de incentivo e fomentação da categoria no clube.
Ao torcedor pernambucano, as partidas acontecerão nos estádios da Ilha do Retiro, nos Aflitos, no Arruda e na Arena de Pernambuco, com entrada gratuita. Além disso, o canal SporTV fará as transmissões das partidas.