Sou apaixonado por cinema desde a minha infância. Não sei de onde surgiu, mas lembro demais as madrugadas de domingo, quando ficava ao lado da minha mãe, esperando que ela corrigisse as provas dos seus alunos, enquanto a TV estava ligada, exibindo algum filme no Corujão. Lembro de ver Museu de Cera, com Vicent Price, de 1953. Outra noite, assisti e vibrei com The Warriors – Guerreiros da noite, de 1979. Nessa época, eu já amava o futebol alucinadamente. Mas nunca passou pela minha cabeça que essas duas paixões poderiam formar um belo casamento. O tempo me ajudar a ter essa visão. E, hoje, na era do streaming, podemos ver várias obras cinematográficas dos mais variados países na palma das nossas mãos. Vou listar alguns aqui que estão disponíveis na Netflix. Uns eu já vi. Outros, verei.
Futebol em apuros: Animação que conta com a participação de Zlatan Ibrahimović e Megan Rapinoe como eles mesmos. A história conta sobre um grupo de jovens fãs que devem ajudar seus heróis a recuperar seu talento de um cientista malvado. Dirigido por Mitch Schauer.
Gol contra: Produção colombiana para mostrar os bastidores nefasto do futebol naquele país nos anos 90, que era dominado pelo mundo do contrabando e das drogas. A série, de seis capítulos, relata a morte do lateral Escobar, autor de um gol contra na Copa do Mundo dos EUA.
Brasil 2002 – Bastidores do Penta: Depoimentos e cenas raras dos bastidores da última conquista da Copa do Mundo pela seleção brasileira. O time treinado por Luiz Felipe Scolari venceu todos os adversários e ficou com a taça merecidamente. Vale demais relembrar todos os jogos.
Caso Figo – A transferência que mudou o futebol: Documentário, de 105 minutos, aborda uma das negociações mais controversas e paradigmáticas da história do futebol. O português Luís Figo se destacou no Barcelona, mas acabou se tornando persona non grata ao trocar o clube catalão pelo arquirrival Real Madrid.
Capitães : Sèrie com 8 episódios faz um relato profundo na vida de oito capitães de seleções. São eles: Pierre Emerick Aubameyang (Gabão), Luka Modric (Croácia)
Thiago Silva (Brasil), Hassan Maatouk (Líbano), Brian Kaltack (Vanuatu) e Andre Blake (Jamaica)
Neymar – o Caos perfeito : O craque da seleção brasileira tem uma vida esmiuçada nesse documentário, mostrando sua infância em Praia Grande, litoral paulista, até seu auge internacional. Os holofotes estão todos no garoto Ney. E ele não rola no chão. Ainda bem. A direção é de David Charles Rodrigues.
Pelé : O documentário sobre a vida do maior craque do futebol mundial é emocionante e com polêmica também. O filme aborda a figura mítica em campo, mas também o comportamento apolítico do Rei em um dos momentos mais sombrios do país.
Santo time: Padre monta equipe e treina padres para um campeonato. A vitória pode significar a salvação do mosteiro, que está prestes a virar um hotel. A produção é espanhola, dirigida por Curro Velasquez.
English game: Ambientada em 1870, a série de seis episódios conta a história dos trabalhadores Fergus Suter e Jimmy Love, que em uma época em que o futebol era ainda um esporte amador e de elite, são contratados para serem os primeiros jogadores profissionais assalariados na Copa da Inglaterra. A produção é impecável.
Esquemas da Fifa: Saiu do forno às vésperas do Mundial do Catar. A série explora as investigações dos casos de corrupção da organização que foram descobertos em 2015. A minissérie documental também acompanha os critérios para a escolha da sede da Copa do Mundo e os bastidores da organização do campeonato mundial.