Em 2022, na luta para conseguir uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport teve que se reestruturar, mas sofreu tropeços e sofreu com times que atrapalharam a evolução do time. Um deles foi o CRB-AL. Nos dois jogos, o time alagoano venceu o Leão (1×0, no Recife, 2×0, em Alagoas). O Sport sequer fez gol. Em 2023, no primeiro confronto entre as duas equipes, o time pernambucano foi à forra.
Em duelo que valeu vaga nas semifinais do Nordestão, o Leão fez 4×0 e avançou na competição. Os gols da partida foram marcados por Jorginho, Igor Carius, Juba e Edinho, numa linda cobrança de falta. O Rubro-negro pernambucano encara o ABC-RN, na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, em confronto que aponta um dos finalistas da competição.
O Sport encontrou dificuldades para engrenar o seu futebol. Natural. O CRB se classificou para as quartas de final do Nordestão mostrando um futebol organizado, maduro, sabendo o que se deve fazer em campo. Comandado pelo Umberto Louzer, que já passou pelo Leão, o time regateano fortaleceu a marcação no meio de campo, especialmente em Juba, os laterais e Labandera. E com a posse de bola, mostrou objetividade. Tanto que o goleiro Renan teve que trabalhar. O Leão precisou mostrar mais mobilidade no meio de campo para fugir da marcação. E assim, criar as chances.
Mas somente aos 32 minutos transformou uma oportunidade em gol. Labandera serviu Jorginho que dominou dentro da área e finalizou bem. O 1×0 deu tranquilidade ao time. Até demais. Porque depois de balançar as redes do CRB, o Leão deu folga na marcação do meio de campo e o time alagoano encontrou espaços para jogar e oferecer perigo ao Leão.
O segundo tempo parecia que teria o mesmo roteiro, com o CRB dando trabalho e o Sport com dificuldade para jogar. Até porque, o primeiro lance de perigo foi do time alagoano e quase Renato fez a “Lei do ex ” entrar em ação. Mas depois, a defesa do time alagoano entrou em parafuso e entregou bola fáceis para o Sport. Numa delas, Juba aproveitou: 2×0. Depois, Carius tabelou com Love e ampliou. O 3×0 já fez a Ilha do Retiro explodir. O CRB não tinha mais forças e viu Edinho cobrar falta com categoria e sacramentar a vitória.
Diante do Sport dono das ações e o CRB abatido, sem força alguma para reação, o árbitro baiano Diego Pombo Lopez nem acréscimo deu. Aos 45 minutos, não quis conversa e encerrou a partida. Os alagoanos sequer reclamaram. Não tinham mais o que fazer a não ser aceitar e vê a festa rubro-negra.