Crédito da Foto: Rafael Bandeira/Assessoria do Sport
Do site Futebol e Palpites
Numa Ilha do Retiro quase lotada, o São Paulo não se intimidou e manteve o tabu de não perder para o Sport na Ilha do Retiro desde 2001. No primeiro confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor bateu o Leão, por 2×0. Foi a primeira derrota do time pernambucano em casa, na atual temporada. O time do técnico Dorival Júnior mostrou um futebol mais organizado, bem postado na defesa e veloz no ataque, merecendo o resultado. Durante boa parte do segundo tempo o Sport jogou com um jogador a menos. Fabinho foi expulso.
Os gols do São Paulo foram marcados por Luciano e Marcos Paulo, ambos no segundo tempo. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia, no Morumbi. E a vantagem do São Paulo é imensa. Pode até perder por um gol de diferença que consegue se classificar à próxima fase. Para se classificar, o Sport vai ter que quebrar o tabu de nunca ter vencido o Tricolor no Morumbi. E tem que fazer mais: superar o adversário por três gols de diferença. Caso consiga devolver o placar, a disputa vai para os pênaltis.
O São Paulo começou melhor no jogo. Logo aos dois minutos, Alison foi à linha de fundo e cruzou. A bola passou por Renan e Ewerton afastou o perigoso. O Tricolor mostrava boa movimentação no setor ofensivo, com boa movimentação no meio de campo. Aos 9 minutos, foi a vez de Rodrigo Nestor entrar na área e na hora do arremate, foi prensado pela defesa. Na cobrança de escanteio, Arboleda cabeceou e Renan segurou.
O Sport estava atônito. Não conseguia articular as jogadas de ataque. Com Juba apagado, o time encontrou dificuldades para atacar. Mas aos 13 minutos, a primeira investida. Lançamento de Sabino, Filipinho recebeu, foi a linha de fundo e cruzou rasteiro. Love não alcançou. Edinho pegou do outro lado e cruzou para Fabinho cabecear e o goleiro Rafael defender.
Pelo lado do Tricolor, Rodrigo Nestor foi o grande destaque, mostrando habilidade e visão de jogo, criando boas oportunidades. Aos 22, o meia fez jogada individual e bateu rasteiro. A bola bateu na zaga e assustou Renan.
O Sport teve dificuldade para chegar no ataque, mas foi uma equipe mais perigosa nas finalizações. Aos 28, a zaga do São Paulo falhou e Jorginho chutou. Em cima de Rafael. No minuto seguinte, Love chutou e o goleiro fez nova grande defesa. Aos 41 e 42 minutos, o São Paulo obrigou a Renan a trabalhar, enquanto aos 45 minutos, Juba assustou Rafael ao bater colocado, para fora.
No segundo tempo, assim como no primeiro, o São Paulo chegou no ataque aos 2 minutos. Rodrigo Nestor bateu e Renan pegou. A partida seguiu bem disputada, mas o São Paulo seguiu com mais posse de bola e mais objetivo. E a situação do Leão piorou quando, aos 17 minutos, Fabinho foi expulso. Logo depois do lance, Dorival Júnior fez três alterações na equipe, deixando o São Paulo mais ofensivo. Aos 25 minutos, Marcos Paulo serviu Luciano, que tocou na saída de Renan: 1×0.
Havia tempo para o Sport buscar uma reação ou, ao menos, o empate. No entanto, o São Paulo já era dono das ações. Valorizou a posse de bola e cozinhou o Sport, que com um jogador a menos em campo, não teve forças para chegar ao ataque. Aos 42 minutos, o Marcos Paulo fez boa jogada e chutou. Sabino tirou em cima da linha. No minuto seguinte, ele não desperdiçou, mandando a bola para as redes, após cruzamento da esquerda. A vitória fora de casa dá ao Tricolor uma grande vantagem para o duelo de volta.