(Fotógrafo/ Ivison Nascimento)
Por Pedro Belaine
Histórias curiosas de vez enquanto acontecem no futebol, mas essa que ocorreu na Copa Pernambucana Sub-20 2023 foi bastante inusitada. Durante o confronto no último domingo (25) entre Ferroviário x Ypiranga, válido pelas quartas de final da competição, o centroavante do Ferroviário conhecido como Deazinho precisou ser improvisado no gol, após um problema com seu goleiro titular, o garoto não decepcionou, além de fazer boas defesas, marcou o pênalti que empatou a partida e levou a decisão da vaga das semifinais para as disputas de pênaltis, terminando com a classificação do seu time.
Em contato com o atleta sobre a partida, DA disse: “A cada momento que a gente tinha um ataque de perigo, eu falava com Deus dizendo que eu iria pra área e esse gol seria meu. No momento que o juiz marcou o pênalti, eu ajoelhei e agradeci a Deus porque tinha certeza que marcaria”. Mas não bastou converter a penalidade que levou a partida para as decisões de pênaltis, Deazinho também defendeu uma cobrança: “O tempo todo a rapaziada falava que eu ia defender, fazer história, fui abençoado e consegui defender o primeiro pênalti”.
Além da defesa, DA converteu sua cobrança e diz ter “intimidado” o atleta do Ypiranga que perdeu o último pênalti e classificou o Ferroviário para a semifinal da Copa Pernambucana. “Não consegui dormir direito lembrando dos lances da partida, foi alegria demais, vai ficar pra história” disse Deazinho.
A Copa Pernambucana chega a suas semifinais e já tem os confrontos definidos, Ferroviário enfrenta o Chã Grande, dono da melhor defesa do campeonato e invicto até aqui. O time de Chã Grande recebeu e venceu o Torres em uma partida complicada, debaixo de muita chuva e com direito a emoção, de virada, o time mandante assegurou sua vaga para as semis com o placar de 3×1.
“Sou muito grato a Deus pelo desempenho que venho tendo e mais feliz ainda pelo desempenho da equipe, temos total qualidade para ser campeão desse campeonato de extrema importância.” disse Ruan, destaque do Chã Grande no campeonato.
O outro confronto das semifinais é Barreiros x Vitória das Tabocas, que vem de momentos distintos na competição. O Barreiros tem a melhor campanha até aqui e conta com Jhonata para seguir vencendo e apesar das dificuldades que enfrenta, acredita no título com a equipe “Muitas dificuldades, mas isso não nos impede de correr atrás do nossos objetivos, eu sempre soube que não seria fácil por eu ser um garoto do engenho, mas estou treinando batalhando todos os dias para que eu possa ajudar minha equipe dentro de campo” disse Jhonata.
Além de dar oportunidades, a Copa Pernambucana conta histórias e a equipe do Vitória não é diferente, após uma classificação complicada, para as quartas de final, em terceiro lugar do seu grupo, encarou o Náutico que fazia até ali a segunda melhor campanha do campeonato, mas não se deixou intimidar e venceu com tranquilidade o timbu. Bruno, é um dos responsáveis por essa classificação, com uma história de superação que inspira todo o elenco a acreditar ser possível vencer o campeonato.
“Passei por vários momentos difíceis da minha vida aonde quase fui preso, quase morria por uma bala que o policial quase me acertou, traficava, fumava maconha, mas Deus é maravilhoso e Alan do vitória me viu jogando e gostou do meu Futebol e me deu uma oportunidade para fazer uma avaliação no CT do Vitória. Hoje vou para o treino com fome, a pé, mas Deus me dá forças para treinar e a cada treino dou meu máximo” falou Bruno.