Enquanto as meninas do futebol brasileiro estão disputando o título da Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia, o torcedor brasileiro pode mergulhar no universo das mulheres que vestem meião e chuteiras e correm atrás da bola. Isso porque o Museu do Futebol, em São Paulo, promove a exposição Rainha de Copas, que traz imagens e dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo e suas conquistas individuais e coletivas.
Rainhas de Copas parte de 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, o primeiro passo para que a FIFA fosse convencida a organizar o mundial entre seleções de mulheres. A exposição que está no Museu do Futebol é uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas, além de imagens de acervos das próprias jogadoras.
Apesar das dificuldades, a competição foi um sucesso e, em 1991, a Fifa realizou a primeira edição da Copa do Mundo Feminina, também na China. A mostra, então, constrói a história do futebol de mulheres ao longo dos mundiais, trazendo relatos de atletas, histórias e curiosidades, ressaltando como foi a participação brasileira em cada edição.
A última sala da Rainhas de Copas promete grandes emoções. Os visitantes terão uma experiência interativa e ainda poderão ver de perto a réplica a taça da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Durante o período de realização do Mundial, o Museu vai realizar uma programação cultural e educativa. A exposição tem curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner e vai deve ficar aberta ao público até o dia 27 de agosto.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Exposição temporária Rainhas de Copas
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h).