A bola voltou a rolar para o futebol pernambucano. E haja dor de cabeça para o torcedor do Sport. Logo de cara um clássico contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro. Para o Tricolor, a motivação era apenas ser uma pedra no sapato dos rubro-negros, já que estava classificado por antecedência. E jogando com prioridade na marcação, o Santa Cruz teve três chances e fez dois gols, marcados pelo artilheiro Pipico. O 2×1 foi resultado da raça coral, que eliminou o Sport do Estadual em seus domínios ainda na primeira fase da competição.
Só o fato de chegar na última rodada da primeira fase no sufoco, precisando vencer o clássico para se classificar, já é um absurdo em se tratando do Sport, que fez um alto investimento para a disputa do Pernambucano. Por mais que a diretoria reclame da situação financeira do Leão, as contratações foram feitas. E o elenco rubro-negro, mesmo não sendo lá essas coisas, não é para estar na parte de baixo da tabela. Isso, na teoria. Porque na prática, o Sport não mostrou futebol para garantir classificação.
No Clássico das Multidões sem multidão, já que por conta dos cuidados com a pandemia da Covid-19, Sport e Santa Cruz fizeram um primeiro tempo morno. O Tricolor preocupado em marcar. E o Sport tentando buscar o ataque, mas sem conseguir trocar passe com eficiência. Já na reta final da primeira etapa é que, numa virada de jogo, Patric cruzou na área e Rafael acertou a trave. Pouco para quem queria vencer. No lance seguinte, Pipico recebeu de Didira e abriu o placar.
No segundo tempo, mesmo panorama. Santa Cruz fechadinho e o Sport sem saída de jogo. O time coral passou a explorar o lado emocional rubro-negro, já que o time leonino tinha a obrigação de vencer. O tempo também era inimigo. Vi a equipe de Daniel Paulista estava nervoso, querendo atacar a todo custo, sem organização, o que facilitava marcação do time coral. O Sport conseguiu o empate aos 19 minutos. Cruzamento na área, Maidana cabeceou para o meio da área e Hernane entrou com bola e tudo.
Antes do lance do gol, o goleiro Michael Clayton já havia feito duas grandes defesas. Mas depois do gol, pouco criou. Impressionante que o time teve o domínio da bola. Girou para lá, girou para cá. Mas lance perigoso mesmo somente aos 43 minutos, quando Hernane esteve de cara para o gol e perdeu uma chance incrível. Aos 50, num dos poucos avanços do Santa Cruz, Pipico aproveitou cruzamento na área e cabeceou firme: 2×1. Apito final. Tricolor encerrou a participação na primeira fase com chave de ouro. Enquanto o Sport…. vai disputar o Quadrangular do Rebaixamento. E refletir muito sobre o trabalho feito até agora. E para isso, está bom de esquecer o passado e olhar para o futuro.