Na entrevista que concedeu ao canal Marcelo Esporte Clube, o presidente do Sport, Yuri Romão, falou diversos assuntos a respeito do clube. Mas o que mais causou repercussão foi a definição: Ederson Moreira é o melhor técnico da Série B. Eu concordo. O treinador tem bagagem, acessos pela competição, incluindo título. Deveria ser até uma resposta óbvia, sem questionamentos. No entanto, a frase de Yuri aconteceu em meio à turbulência do time na competição. Por isso, os ruídos.
É notória a queda de rendimento do Sport. O time não tem a mesma pegada. Perdeu a identidade depois das necessárias contratações. Todos sabiam que o elenco rubro-negro era enxuto para a disputa da Série B. No entanto, as peças contratadas não preencheram a necessidade da equipe. E assim, o Leão está encontrando dificuldades para uma retomada na competição. E para piorar a situação, o técnico Enderson Moreira vem tomando posturas inexplicáveis que nada ajudam o Sport. Pelo contrário, geram uma crise.
Noto que, por mais insatisfeita que esteja, a torcida vem cumprido o seu papel. Contra a Ponte Preta, mais de 25 mil torcedores estiveram na Ilha do Retiro. Grande parte da torcida ficou no estádio enquanto o time patinava em campo e sofria para empatar a partida, após ver o adversário fazer 3×0. Na entrevista coletiva, Enderson, entre tantas explicações, mexeu com o orgulho do torcedor rubro-negro. Disse, com outras palavras, que a Ponte Preta tinha experiência suficiente para não sentir o peso de jogar na Ilha do Retiro. Ou seja, o próprio comandante arrefeceu o caldeirão.
Paradoxalmente, ao esfriar a atmosfera da Ilha, esquenta a relação com os que estão insatisfeito com o seu trabalho. E não vem de agora a postura do técnico. Nas primeiras críticas da imprensa e vaias da torcida por conta de alguma escalação do time ou mudanças do time, Moreira mostrou seu perfil explosivo ao declarar mansamente que iria embora se a torcida estiver achando que está atrapalhando o Sport. Naquele momento, o Leão estava na liderança da Série B e ele tinha força para que sua frase tive tom de ameaça.
Com o passar dos dias, o Sport não reagiu, a torcida cobra melhor futebol e Enderson mantém o peito firme. Num outra entrevista coletiva que concedeu, peitou a imprensa, colocando nas costas da crônica esportiva a responsabilidade pela crise do futebol pernambucano. Bem… Já se sabia que Enderson Moreira sempre teve o perfil esquentadinho. Ao ponto de discutir com torcedor no alambrado (já aconteceu na Ilha). Mas criar, gratuitamente, um atrito com a imprensa é demais. Tudo que qualquer treinador quer é paz com os jornalistas. O técnico do Sport fez questão de tocar fogo na relação.
As críticas da torcida e da imprensa ao Sport não são à toa. O time rubro-negro perdeu o encaixe. Peças que renderam no primeiro turno, não estão no mesmo nível. A saída de Juba pesou. Levando em consideração apenas a pontuação do returno, o Leão é o sexto colocado. Mas uma situação altamente contornável. Porém, para recuperar os pontos preciosos perdidos, o Sport precisa de paz. No entanto, quem justamente vem tocando fogo no paiol é o técnico Enderson Moreira. O que isso ajuda?