A derrota para o Vitória, por 1×0, no Barradão, praticamente selou o destino do Sport na temporada. Só um milagre leva o time pernambucano à Série A do Campeonato Brasileiro em 2024. Mesmo a matemática dizendo “sim, é possível”, a realidade é que catastrófica. O Sport tem que vencer o Sampaio Correia na última rodada e torcer por uma série de combinações de resultados. O técnico Enderson Moreira, logo após a partida, reconhecia o impossível. E na manhã deste domingo foi demitido do cargo.
A coletiva de Enderson foi reveladora. O treinador disse que chegou a pedir demissão duas vezes do cargo, alegando não tinha mais como tirar algo de melhor do elenco. A diretoria bancou sua permanência. Em alguns momentos, acho que ele deveria permanecer. Concordei com a diretoria. Mas em outras situações, Enderson parecia se vontade e atirou para todos os lados, criticando a torcida e a imprensa. Como se criasse uma ambiente negativo e facilitando a sua saída.
O clima negativo pesou muito na Ilha do Retiro quando a diretoria começou a negociar a vinda do atacante Diego Souza. Nos bastidores, sabia-se que o treinador não queria a sua contratação. A torcida contava as horas para a sua chegada. Naquele momento, o Sport emplacou resultados negativos e a torcida clamou por Diego Souza, que por sua vez, alimentava as redes sociais com imagens em que já deixava claro o seu desejo de voltar ao Sport.
A chegada de Diego Souza sacudiu a torcida. Mas o Sport já não era o mesmo dentro de campo. As saídas de Juba e Cariús desmontaram o esquema de Enderson, que mesmo com o caminhão de jogadores contratados, não conseguiu remontar a equipe. Aliás, poucos atletas dessa leva de contratação mostraram serviço. Somando-se a isso, a queda de rendimento de alguns jogadores importantes, como Fabinho e Vágner Love, esse último se perdeu completamente depois que fez um vídeo, pedindo para o torcedor ficar em casa se a intenção fosse para vaiar. O amor acabou ali.
O Sport deixou escapar pelas suas mãos uma classificação que parecia certa. O time rubro-negro fez um bom começo de temporada. Mas está terminando o ano apenas com apenas a conquista do Campeonato Pernambucano. Pouco pela expectativa que criou. O Leão perdeu o foco, tropeçou nas próprias pernas, fez escolhas erradas e está se despedindo de 2023 com muitos questionamentos e um dor de cabeça tremenda. Afinal, o que aconteceu na Série B foi uma tremenda vergonha.