Foto: Ricardo Fernandes / Spia Photo
Por Daniel Schvartz
Donos das melhores campanhas do grupo A, Fortaleza e Santa Cruz vão, enfim, se enfrentar. Em momentos bem diferentes, é verdade. O Leão do Pici está na série A, foi campeão estadual e teve uma classificação tranquila em cima do Vitória-BA. Já a Cobra Coral vem de dois tropeços na série C (um empate e uma derrota) e precisou garantir a vaga à semifinal nos pênaltis, contra o CRB-AL.
Nesta quinta-feira (09), os Tricolores entram em campo em busca de uma vaga na final da Copa do Nordeste. O Fortaleza busca seu primeiro título regional (e primeira final), enquanto o Santa Cruz quer o Bicampeonato. A partida tem início às 21h15, no Estádio Castelão, no Ceará.
Campanhas
Assim como no outro confronto da semifinal, as campanhas dos dois times são bem semelhantes. O Santa ficou em segundo lugar no grupo, com apenas um ponto atrás do Fortaleza. O tricolor pernambucano perdeu dois jogos, sendo eles contra os times da série A (Bahia e Ceará). Além disso, não conseguiu vencer o rival, Náutico, na temporada. Foram 3 jogos na temporada (um pela Copa do Nordeste) e todos deram igualdade no placar. Por coincidência, os pernambucanos podem fazer um clássico estadual na final da competição.
Pelo lado cearense, o Fortaleza chega para este confronto com apenas uma derrota. E foi justamente contra o Botafogo-PB, também possível adversário na final do torneio. Além disso, está invicto jogando no Castelão como mandante e, se o Santa não teve muita sorte contra um arquirrival, o Fortaleza não perdeu um clássico este ano. Inclusive, conquistou o título estadual com duas vitórias em cima do Ceará.
Por mais que alguns resultados citados não tenham influência direta na competição, eles são importantes para avaliar a condição que os times chegam para esta partida. Se o Fortaleza tem uma sequência de resultados mais positivos que o Santa Cruz, a torcida coral espera que o time repita a atuação contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. Naquela oportunidade, o Santa venceu por 2×0 e fez a sua melhor apresentação no ano. Um jogo igual aquele pode ser suficiente para chegar à final.
Velhos Conhecidos e Força dos Artilheiros
No Fortaleza, o treinador Rogério Ceni conta com alguns rostos bem conhecidos pelo torcedor pernambucano. Derley e Kieza, ídolos do Náutico, e Osvaldo e Paulo Roberto, que atuaram no Sport, mas não deixaram muita saudade nos rubro-negros. Desses, apenas os dois últimos devem ser titulares na partida de hoje. Kieza, por exemplo, chegou após o período de inscrições.
Porém, na noite de hoje, os holofotes estarão voltados para os artilheiros. No Fortaleza, Junior Santos já marcou oito vezes. É o artilheiro isolado da competição. No Santa Cruz, a esperança continua sendo Pipico, artilheiro do time na temporada e com quatro gols na Copa do Nordeste. Expectativa de jogo movimentado e, principalmente, bola na rede.
Escalações
O técnico Leston Júnior tem uma série de desfalques para a partida. Dudu, Elias e Patrick Vieira estão lesionados, enquanto Marcos Martins e Augusto precisam cumprir suspensão automática.
O provável time do Santa Cruz para o jogo de hoje, é:
Anderson; Cesinha, João Victor, William Alves e Bruno Ré; Charles, Ítalo Henrique e Allan Dias; Carlos Renato, Guilherme Queiroz e Pipico.
Pelo lado do Fortaleza, Rogério Ceni não teve problemas para escalar o time. O treinador ainda optou por fazer um rodízio entre os goleiros. Já que Felipe Alves vem atuando como titular no Campeonato Brasileiro, Marcelo Boeck, ídolo da torcida, ficou com a vaga para esta decisão.
O Leão do Pici deve entrar em campo com:
Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Paulo Roberto, Araruna e Edinho; Junior Santos, Wellington Paulista e Osvaldo.