Por Daniel Schvartz
Mesmas cores, mascotes iguais e clubes que pertencem à mesma região. As semelhanças entre Sport e Vitória são muitas. Assim como o número de jogos entre eles. Afinal, são dois clubes centenários e de grande expressão no Brasil. Neste sábado (08), os Rubro-Negros se enfrentam na Ilha do Retiro, às 20h30, em busca de um mesmo objetivo no final da competição: o acesso à série A.
Histórico de Confrontos
Sport e Vitória já duelaram em diversas ocasiões. De 1975 até hoje, a maioria desses confrontos foram pela séria A do Campeonato Brasileiro. E, curiosamente, ninguém leva vantagem sobre o outro. Foram 25 jogos, com 09 vitórias para cada lado e 07 empates. Até nos gols estão iguais. São 26 tentos marcados para cada.
A última vez que as equipes se enfrentaram em uma série B foi em 2011. E, pra variar, os mandantes venceram seus jogos nessa edição. Porém, o torcedor do Sport recorda desse ano com uma felicidade maior. Afinal, o Sport enfiou uma goleada no Vitória, por 4×0, no segundo turno. No fim, o Leão Pernambucano ainda conseguiu o acesso, ficando em 4º lugar, com 61 pontos. Um a mais que os baianos, que amargaram mais um ano na segundona.
Noite de Reencontros
A torcida do Sport vai voltar a ver Neto Baiano no campo da Ilha do Retiro. Desta vez, com a camisa adversária. O atacante é muito querido pelos pernambucanos, já que conquistou um acesso (2013) e os títulos do Estadual e Copa do Nordeste, em 2014. Além disso, inflava os torcedores com suas provocações aos adversários, sendo o Náutico o alvo preferido. O “frescando”, dancinha feita pelo jogador na final contra o Ceará, no Castelão, também caiu nas graças dos rubro-negros.
Mas, não é só Neto Baiano que é um rosto conhecido dos torcedores do Sport. Capa, lateral que teve uma curta passagem pelo Sport e Everton Sena, ex-zagueiro do rival Santa Cruz, também estarão em campo.
Equipes
Com nove pontos e apenas uma derrota, o Sport pode até garantir um lugar no G-4 em caso de vitória. Como o último confronto antes da pausa para a Copa América também será em casa, contra o CRB, os pernambucanos têm a chance de cumprir o que foi planejado pelo técnico Guto Ferreira e ganhar certa tranquilidade para trabalhar durante a parada.
Para o confronto de hoje, o Sport vai repetir a escalação que foi a campo contra o Operário. O provável time é:
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Cleberson e Sander; João Igor, Charles e Sammir; Guilherme, Ezequiel e Hernanes.
Pelo lado do Vitória, a situação é completamente oposta. Penúltimo colocado, o Leão Baiano precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento. Tarefa difícil para quem só venceu um dos 13 jogos disputados fora de casa em 2019. O técnico Osmar Loss deve colocar o seguinte time em campo:
Ronaldo; Edvan, Zé Ivaldo, Everton Sena e Capa; Gabriel Bispo, Léo Gomes e Marciel; Wesley, Ruan Potó e Anselmo Ramon.