Atenção apaixonados por futebol de botão. Ou melhor, futmesa. Começa nesta quinta-feira, 20, a partir das 9h, o XI Campeonato Brasileiro de clubes de futmesa em sua regra 1 toque, a mais exigente das 7 regras oficiais. Serão 24 clubes melhores ranqueados. E Pernambuco vai com força total. O trio de gigantes do futebol do estado, Santa Cruz, Náutico e Sport, também mostrarão sua força nas mesas. Além dos recifenses, a Aliancense se fará presente. A competição será realizada no Recife Praia Hotel, no Pina.
O Santa Cruz é o maior campeão estadual e, agora, busca se colocar dentre as forças nacionais. A principal força da equipe Coral é a sua heterogeneidade. Segundo o diretor de futmesa Tricolor, Sergio Travassos, os atletas tem características de jogo bem diferentes que, no todo, colaboram para a manutenção da equipe no topo. “Quando conquistamos o tricampeonato estadual, utilizamos nove botonistas. Geralmente, os clubes de ponta usam três ou quatro numa competição. Optamos por mesclar pois podemos encaixar a característica de jogo deles contra os adversários. Isso, dá cancha a todos”, diz.
O Santa vai para a disputa com duas equipes. A equipe Coral caiu no grupo E, enfrentará as equipes De Santo Amaro – BA, que já foi campeã nacional, e o fortíssimo Grêmio -PB. A equipe Tricolor ficou no grupo E, que também terá um time com título nacional, a Magic -RN, além do Juventude – BA.
O Náutico retornou às mesas de botão nessa temporada. Capitaneada por Humberto “Securão”, campeoníssimo em quatro regras diferentes, o time caiu no grupo C, com a multicampeã nacional da Baiana-BA e a forte equipe do Botafogo – RJ.
O Sport deposita suas esperanças nos irmãos Fidélis. André “Fenômeno” e Fabiano, são dois dos melhores botonistas pernambucanos da atualidade. E o clube ainda se reforçou com a chegada de Pádua “Argentino”, oriundo do Santa Cruz, aonde conquistou dois estaduais. A equipe principal caiu no grupo B, e enfrentará o CEPE 2004 -BA e o União – SE. A equipe 2, enfrentará o time B do CEPE 2004 – BA e o CEPE – RN.
A atual campeã pernambucana, Aliancense também terá duas equipes nesse Brasileiro. O time principal, que conta com o maior talento do estado, Ansellmo, estará no grupo F, enfrentando o SESI – RN e o time principal do Juventude – BA. O time B de Aliança, caiu no grupo da tricampeã nacional, a Acra – BA e do Botafogo – PB.