Faz tempo que o Santa Cruz precisa ser repensado. A forma de gerir o Tricolor está ultrapassada. Basta ver a eterna crise financeira que assola o Arruda e a gangorra no cenário do futebol nacional. A não ser que seus dirigentes queiram ostentar essa bandeira de coitadinho e vivam assim até o final dos tempos…. bate na madeira aí! O torcedor não aguenta tanto sofrimento, sabendo que sua grandiosidade está sendo reduzida a uma mesmice brutal.
A boa notícia é que repousa na mesa do presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Alírio Moraes, a carta da comissão que propõe mudanças no estatuto do clube. Depois de várias reuniões, o documento foi finalizado e protocolado na tarde do dia 30 de setembro. Agora, a expectativa é que todas as propostas sejam avaliadas e Alírio convoque para até o final do ano uma assembléia extraordinária para votar as mudanças.
Alguns pontos principais da proposta:
* Eleições diretas e gerais. Todos os sócios poderão voltar.
– Os sócios inadimplentes por mais de 12 meses serão automaticamente excluídos do quadro de sócios do clube.
* Criação da Diretoria patrimonial no Executivo
– Atualmente, a comissão patrimonial é eleita em conjunto com a chapa do executivo, mas com poder autônomo. Agora, será uma diretoria atrelada ao executivo.
* Limitação à antecipação de receita do mandato subsequente
– Será vedada a antecipação, com exceção nos termos da Profut.
*O conselho deliberativo vai destinar 40% dos seus recursos diretamente para a diretoria da base.
* Redução do número de conselheiros e participação da oposição.
– Atualmente, são 500 membros e todos são eleitos pela chapa de situação.
*Isenção da contribuição do conselheiro.
– Eleição dentro do conselho para a mesa diretora.
*Independência da comissão fiscal
– Hoje, essa comissão já vem pré-estabelecida pela chapa vencedora do executivo. Será criada uma comissão fiscal dentro do conselho deliberativo.
Bom, o primeiro passo foi dado. De uma forma geral, gostei das propostas. Pelo menos é uma movimentação diferente do que vem acontecendo nos últimos anos no Santa Cruz.
Veja a proposta na íntegra: