Matheus Rocha
Especial para o MEC
A cadeira de rodas não impede que Evinho Bonfim, como prefere ser chamado, mude a vida de 150 jovens do bairro dos Coelhos, região central do Recife. Inspirado nas cores rossoneras do Milan, o treinador comanda o multicampeão Milan, do bairro dos Coelhos, área centra do Recife. Como a maioria dos clubes de várzea, teve que conviver com as dificuldades financeiras desde que foi fundado, em 14 de abril de, já que não conta com apoio do poder público ou da iniciativa privada. A trajetória de Evinho como técnico chegou até a Futebol Afiliados. A agência de marketing esportivo está organizando uma campanha de financiamento coletivo. Qualquer pessoa pode contribuir. Os interessados podem participar através do site movidoafutebol.com.
Os integrantes da agência passaram um ano acompanhando de perto o clube para entender as necessidades e encontrar a melhor forma de ajudar o clube. Foi então que nasceu o documentário “Movido a Futebol”. A produção audiovisual conta como o treinador Evinho começou o projeto e a relação dele com o esporte. O vídeo completo será lançado no dia 27 do próximo mês e também conta com tradução para o italiano. Um dos objetivos é que a produção chegue em Milão. No entanto, a comunidade dos Coelhos terá a oportunidade de conferir o material em primeira mão. A produção do filme faz neste sábado (29) uma sessão première, exclusiva para os moradores do bairro.
Futebol dá forças para treinador vencer as limitações diariamente
Evinho Bonfim nasceu prematuro, com seis meses e dez dias. Aos oito meses de vida, o treinador do Milan dos Coelhos foi diagnosticado com paralisia cerebral espástica – marcada pela apresentação de rigidez muscular e dificuldade de movimento. Esse tipo de paralisia é causada por uma lesão no sistema piramidal, sendo consequência do nascimento prematuro.
Por muitos anos, o treinador contou com a ajuda dos familiares – sobretudo de Brivan Bonfim, irmão mais velho – para ir nas sessões de fisioterapia e nas aulas de natação.
Mesmo com as limitações físicas, Evinho sempre dava um jeito de participar das brincadeiras na rua em que mora. Na pelada com os amigos, sentava-se no chão e, por algumas horas do dia, imaginava ser goleiro do clube sete vezes campeão da Champions League – Milan-ITA. As cores rossoneras do clube italiano não são problemas para Evinho, que também é torcedor do Santa Cruz. Aliás, amor não se escolhe, se sente. Ponto.
A participação de Evinho nas peladas na rua foi diminuindo com o passar dos anos. Porém, à contramão disso, o amor pelo Milan e pelo futebol só aumentou. Aos 14 anos de idade, ele decide fundar o Milan dos Coelhos. Há 21 anos, o treinador passa lições de companheirismo, cidadania, respeito às diferenças e perseverança. Além dos adversários nas quatro linhas, o clube convive com uma marcação implacável. A falta de apoio tira o Milan dos Coelhos de vários jogos e campeonatos. Os materiais básicos para a equipe continuar jogando, por exemplo, são viabilizados pelos pais do treinador.
Campanha “Movido a Futebol”
Acreditando que o esporte pode funcionar como um veículo de transformação, a Futebol Afiliados lança a primeira campanha de ajuda ao Milan dos Coelhos. A ideia é auxiliar o time na gestão e a bancar as atividades ao longo da temporada. Causando assim uma transformação no clube, tornando-o autossuficiente. A Futebol Afiliados é uma agência que reverte parte dos lucros para causas sociais ligadas ao esporte. Através do audiovisual e da fotografia, a agência busca contar um pouco sobre a história de Evinho e do Milan dos Coelhos. A Futebol Afiliados irá atuar na captação de patrocínio e financiamento coletivo na internet para o time dos Coelhos.
Crédito das fotos: Rômulo Chico/Futebol Afiliados