A competição de clubes mais importante da Europa chega ao seu fim neste domingo. PSG e Bayern cumpriram os seus papéis de favoritos, se classificando sem muitas dificuldades para a final. Além de ser uma fase inédita para o clube francês, dois atletas envolvidos nessa disputa também estarão em busca de um prêmio individual. Que prêmio é esse? Como chegam os clubes para a partida? Que marca histórica está em jogo?
Bayern
O time alemão chega a sua sexta final de Liga dos Campeões, ficando só atrás do Real Madrid que disputou o título por sete vezes. Apelidado de rolo compressor, o clube tem feito uma excelente temporada, sendo campeão de tudo que disputou, como o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha. Resta saber se o time vai conseguir conquistar uma tríplice coroa, feito esse que só foi conquistado em 2013. O clube pode fazer história, sendo o primeiro a conquistar um título da Champions com 100% de aproveitamento.
Para a partida, o técnico Hansi Flick terá força máxima para o confronto. Apesar de ser um dos grandes destaque da temporada, Lewandowski não é o único a ter prestígio no elenco bávaro. O meia atacante Gnabry também vem realizando boas partidas e foi um dos protagonistas na vitória contra o Lyon, por 3×0.
Com uma média de três gols por jogo, os Bávaros jogam ofensivamente durante os 90 minutos de partida. No esquema 4-2-3-1, os atletas adiantam sua linha fazendo uma marcação alta, recuperando a posse de bola e muitas vezes jogando no erro do adversário. Essa virtude da equipe pode ser um problema, caso o oponente tenha jogadores rápidos que possam quebrar essa linha de marcação, com lançamentos nas costas da zaga.
Os alemães levam ligeira vantagem contra o PSG no que se refere ao coletivo, porém a defesa terá que dar atenção redobrada em Neymar e Mbappé. Pois são jogadores que podem desequilibrar qualquer partida.
Lewandowski
Oriundo de uma família de desportistas, Robert Lewandowski nasceu para marcar gols. Considerado o melhor jogador polonês desde 2011, o atleta vem batendo recordes e artilharias dos campeonatos em que disputa. Por exemplo, já conquistou a artilharia da Bundesliga cinco vezes. Além disso, é o maior goleador da seleção polonesa com 61 gols.
O atual artilheiro da competição pode bater mais um recorde na carreira neste domingo. O polonês tem 15 gols e pode se tornar o maior artilheiro de uma única edição de Champions, passando o atual detentor dessa marca, Cristiano Ronaldo com 17 gols.
O jogador ainda concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo, feito que seria inédito em sua carreira. Essa chance pode ser confirmada caso o Bayern seja campeão.
PSG
O time francês chega de forma inédita a sua primeira final de Liga dos Campeões nos seus 50 anos de fundação. Os parisienses tem feito uma temporada muito eficiente no que se refere a títulos. Conquistou o Campeonato Francês e a Copa da França. Assim como o seu adversário, o clube pode conseguir uma tríplice coroa jamais conquistada em sua história.
Para a partida, o técnico Thomas Tuchel poderá contar com a volta do italiano Verratti que começou o jogo no banco de reservas, após uma lesão. Assim como no jogo passado, o elenco vai precisar mais uma vez de uma boa atuação de Neymar. O brasileiro pode dividir a responsabilidade com Mbappé e Di Maria, que estão aptos para jogar a final. O argentino foi essencial na partida contra o RB Leipzig marcando um dos gols na vitória por 3×0.
A equipe tem uma média de quase três gols por partida. Seu maior artilheiro nessa temporada é o jovem Mbappé, que balançou as redes 18 vezes. Usando um esquema tradicional no 4-3-3, a equipe gosta de fazer pressão na saída de bola adversária. No último jogo, o segundo gol dos franceses saiu do erro de passe, ocasionado por esse tipo de marcação.
Contra um oponente tão forte como o Bayern, o time vai precisar estar em um dia inspirado, tanto no seu sistema defensivo comandado por Thiago Silva, como no ataque, liderado por Neymar.
Neymar
Desde de jovem, o brasileiro já mostrava potencial para ser uma grande estrela. A sua carreira vitoriosa começou cedo. Pelo Santos, ele conquistou vários títulos importantes como a Libertadores e Copa do Brasil. No Barcelona conquistou dois Campeonatos Espanhóis e o título mais importante de sua carreira, a Liga dos Campeões da edição 2014/15. Nesta atual edição, o atacante já fez três gols e deu quatro assistências para gol.
O brasileiro pode marcar seu nome na história do clube, pois vem sendo protagonista importante nas vitórias do PSG. Nesta temporada, Neymar parece estar mais maduro. Jogando de forma mais coletiva, sem se preocupar com polêmicas e muito reclamações desnecessárias com os árbitros.
Seu nome já está na lista de concorrentes ao prêmio de melhor do mundo de 2020. Depois de vários anos tentando, ele finalmente tem uma chance clara de conquistar esse pódio. Para conseguir esse feito, o título da Liga dos Campeões é de extrema importância. Porém a tarefa não vai ser fácil, pois do outro lado existe uma máquina de fazer gols, que se chama Bayern de Munique.
A partida realizada na cidade de Lisboa vai parar o mundo. Uma final inédita, em um formato novo e sem a presença do torcedor. Ingredientes que fazem o confronto ser ainda mais relevante comparado aos últimos anos. Independente de qual clube vença, essa partida com certeza ficará marcada na memória de todos.