Por: Edgar Caetano
Em mais um ano de insucessos, o Santa Cruz já iniciou os preparativos para a próxima temporada, onde novamente terá como principal objetivo, tirar a equipe da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Antes, o Tricolor ainda terá o Campeonato Pernambucano e um pré-Nordestão a disputar, além da Copa do Brasil. E para que um possível triunfo aconteça, a Cobra Coral já começou a montar o seu elenco.
Desde que chegou, o técnico Ranielle Ribeiro se juntou ao coordenador técnico, Zé Teodoro e foi ao mercado para iniciar a montagem do elenco. Desde então, sete nomes já foram contratados pelo Tricolor, que ainda sem anúncio, projeta apresentar suas novas peças na próxima segunda-feira (14), quando o clube inicia os treinamentos de pré-temporada. Ao todo, o Mais Querido já conta com sete reforços, além de acertos engatilhados.
Na defesa, o Santa Cruz terá como reforço o zagueiro Yan Oliveira, 23 anos, que nas duas últimas temporadas defendeu o Nova Venância e marcou quatro gols (um em 2021 e três em 2022). Além do time do Espírito Santo, o defensor soma passagens pelo nordeste onde defendeu o Lagarto/SE, Palmeira de Goianinha/RN, Potiguar/RN e ABC.RN. Vindo do mesmo Nova Venância, o Santa Cruz contará com o lateral-esquerdo Ian Rodrigues, 24 anos, que tem dois gols em toda sua carreira profissional. Diferentemente do xará, Ian defendeu clubes do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, tais como Barra da Tijuca/RJ, Guarani/MG, Mesquita/RJ e Madureira/RJ.
Na parte central do campo, o Tricolor contará com o volante Anderson Paulista, 24 anos, que defendeu o Icasa nesta temporada. Além do time cearense, Anderson também teve passagens por Ferroviário/CE, Afogados da Ingazeira/PE, Caucaua/CE e Guarani de Juazeiro/CE. Outro jogador é o meio-campista Anderson Paraíba, 31 anos, conhecido no estado por já ter atuado no Salgueiro e no Retrô. Em 2022, Paraíba vestiu as cores do Botafogo/PB e do Remo, na Série C, somando 23 jogos e um gol marcado. Mais rodadao, o jogador também passou por clubes como Manaus, América/RN, Boa Esporte, CSA, Novo Hamburgo e até o Kalloni, da Grécia.
No ataque, dois homens chegam para fazer gols. São eles: Dagson, 26 anos, que em 2022 defendeu o Crato, Moto Club e o Maracanã, marcando 12 gols na temporada, a melhor de sua carreira até aqui. Antes, esteve no Guarani de Juazeiro, em 2021, onde disputou sete jogos e marcou 9 gols, Cariri, Icasa e Icasa.
Mais experiente, Michel Douglas, 30 anos, é outro no setor que reforça a Cobra Coral Michel estava no Novorizontino e tem um gol marcado nesta temporada. Sua melhor fase foi em 2017, quando defendia o CSA. O centroavante disputou 22 jogos e marcou oito gols. Em 2019, no Guarani, esteve em campo 24 vezes e balançou as redes adversárias em cinco oportunidades.
No gol, o Santa Cruz pode contar com Matheus Inácio, que defendeu o Sampaio Corrêa em cinco jogos da Série B. O arqueiro tem acerto encaminhado com o clube coral, que também negocia a vinda do goleiro Kennedy, revelado pelo Fortaleza.
RENOVAÇÕES
Arthur Santos, Hugo Cabral, Lucas Silva, João Erick, Anderson Ceará, Alemão, Jefferson Feijão e Ítalo Silva são os jogadores que renovaram com o Santa Cruz para a temporada 2023. Daniel Pereira tem renovação encaminhada com o clube.
Foto: Evelyn Victoria / Santa Cruz Futebol Clube